Publicações
A história de Roma contada através de doze moedas emblemáticas
Uma jornada através dos momentos decisivos da história do império romano, desde o início até à sua queda.

Com uma escrita rigorosa e apaixonante, Moneta liga a história à matéria. O livro aproxima o leitor do quotidiano romano e revela como o império se apresentou a si próprio, em cada época, através da forma como escolheu cunhar a sua imagem e contar os seus feitos.
Moneta é publicado pela Ideias de Ler, já está em pré-venda e chega às livrarias no dia 18 de setembro de 2025.
SOBRE O LIVRO
Moneta
O livro traça a ascensão imparável da Roma Antiga, de um conjunto de cabanas num monte italiano até um império conquistador que se estendia por três continentes, através das fascinantes histórias de doze moedas. Nestes pequenos pedaços de arte antiga, não só testemunhamos o sangrento assassinato de César como também seguimos as legiões até aos confins do mundo conhecido, além de nos sentarmos nas bancadas lotadas do Coliseu e de assistirmos, por fim, às hordas bárbaras que se reuniam às portas da cidade. Os romanos encaravam as moedas como muito mais do que simples dinheiro – eram telas de metal onde imortalizavam os seus deuses sagrados, poderosos imperadores, monumentos grandiosos e batalhas brutais de conquista. Revelada nesses intricados desenhos cunhados em ouro, prata e bronze está a história épica do mundo romano.
Ver primeiras páginas
Título: Moneta
Autor: Gareth Harney
Tradução: Jorge Pereirinha Pires
Páginas: 408
PVP: 19,99€
SOBRE O AUTOR

Gareth Harney
É um historiador e colecionador de moedas que se esforça por levar as maravilhas do mundo antigo a um público mais vasto. Há duas décadas que explora os vestígios do Império Romano, desde as paisagens acidentadas da Muralha de Adriano até as areias do deserto do Saara, e partilha as suas descobertas com os seus muitos seguidores.