Publicações
"Novas Fases da Lua"
A comemorar 50 anos de vida literária, com mais de 30 livros publicados, o autor do imortal Gente Feliz com Lágrimas estreia-se no género diarístico, em cujas páginas estão as suas observações e reflexões sobre o mundo que o rodeia.

O diário, enquanto género literário, é uma revelação dos silêncios, segredos e mistérios do escritor perante o tempo e o mundo. Exige-lhe disciplina, persistência e sobretudo coragem, e mais ainda consciência do risco na sua publicação.
Nele se revelam não o quotidiano íntimo de quem o escreve, mas os seus modos de ver e opinar sobre si mesmo e sobre os outros; o pensamento social, cultural e político que a realidade lhe oferece. Ninguém deve ser neutro nem silencioso perante o coletivo; muito menos o escritor o será.
Nestas Novas Fases da Lua, todos os caminhos temáticos são transitáveis. João de Melo entra e sai de tudo o que se lhe oferece registar: as tragédias e lástimas do mundo (guerras, prepotências, injustiças de toda a ordem), e também os seus contrários: a fraternidade humana como ideologia, ética, criação, arte e literatura. Esses os temas, motivos, entradas e saídas do presente diário, cuja amplitude temporal cobre o período de 2017 a 2024.
O elemento aglutinador deste acervo de escrita reside, obviamente, na já conhecida linguagem do autor. O leitor é aqui confrontado com a sua expressão sentimental, ideológica, literária e pessoal. Recorrendo a um velho princípio da sabedoria, também nada do que é humano lhe é estranho.
«O início deste diário remonta ao mês de março de 1993. Alguns anos depois, passei a um registo mais descontinuado, para me dedicar a outros domínios da criação. Em 2001, e ao longo de quase uma década, ausentei-me para Espanha, onde cumpri trabalho diplomático. Aos primeiros tempos dessa escrita dei o título (ainda inédito) de Fases da Lua (1993-2007), com cerca de 500 páginas de texto, seguindo-se-lhe novo interregno, dessa vez ainda mais prolongado.
Uma retoma mais sistemática deu-se no ano de 2017, justificando-se por isso que o título passe a ser Novas Fases da Lua. Ainda assim, no presente volume, decorrendo maximamente entre 2017?2024 (com exceção de 2020 e 2022), encontra o leitor um intervalo de seis anos completos. Esta edição assinala também um cinquentenário pessoal (1975-2025), como autor de mais de uma trintena de obras (romances, contos, crónicas, antologias, textos ensaísticos, livros de viagem e poesia).
Aqui se aborda o que costuma constituir motivo ou assunto da diarística: o quotidiano pessoal e social, a observação crítica da política, um posicionamento ético perante as vozes e o movimento do mundo, a paixão pela literatura e pelas artes em geral. Este livro não é mais do que uma proposta de aproximação ao leitor, tanto na expressão sentimental como pelas ideias que a realidade me foi suscitando ao longo deste tempo de agora e de sempre.»
SOBRE O AUTOR

Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior.
Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid.
Com mais de trinta livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.
Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru).
Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando».
Livro de Vozes e Sombras venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2021 e o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF.
Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária.
Pelo conjunto da obra, foi-lhe também atribuído o Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020.
Literatura Lusófona
304 páginas
21,00 Euros
ISBN: 978-972-208-632-5
1.ª Edição: Setembro 2025
Dom Quixote | Leya