"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nobel da Literatura atribuído a László Krasznahorkai

Tem uma obra constituída por romances, ficção breve e guiões. O Comité Nobel destaca a sua visão que "reafirma o poder da arte no meio de terror apocalíptico".

© EPA/Gyula Czimbal/Lusa

A decisão do Comité Nobel foi conhecida esta quinta-feira.

O húngaro é autor de livros editados em Portugal como "Herscht 007769", que será lançado a 20 de outubro pela Cavalo de Ferro, e "O Tango de Satanás", disponível desde 2018, pela Antigona.

"É com muita alegria que partilhamos que o escritor húngaro László Krasznahorkai, autor de Herscht 07769 – que chega às livrarias nacionais a 20 de outubro", celebra a editora Cavalo de Ferro.

Tem uma obra constituída por romances, ficção breve e guiões. O Comité Nobel destaca a sua visão que "reafirma o poder da arte no meio de terror apocalíptico".

"Um grande escritor épico da tradição centro-europeia que se estende de Kafka a Thomas Bernhard, e é caracterizado pelo absurdo e pelo excesso grotesco", acrescenta.

László Krasznahorkai estudou direito e literatura em Budapeste e foi editor nos anos 80, antes de se dedicar exclusivamente à escrita. Trocou a Hungria comunista por Berlim, em 1987, e viajou pelo Japão, China, e Estados Unidos.

Colaborou com o cineasta húngaro Béla Tarr nas adaptações para cinema de "O Tango de Satanás" e "As Harmonias de Werckmeister" e o trabalho original "O Cavalo de Turim".

Para lá desta distinção, László Krasznahorkai já venceu muitos outros prémios literários, nos quais se incluem o America Award in Literature em 2014, o Man Booker International Prize em 2015, o Prémio Kossuth, o National Book Award for Translated Literature em 2019, o Austrian State Prize em 2022 e o Prix Formentor em 2024.

No ano passado, o Nobel tinha sido entregue à sul-coreana Han Kang, autora de obras como "A Vegetariana", "O Livro Branco" e "Lições de Grego". José Saramago foi o único português até hoje a receber o prémio Nobel da Literatura, há 27 anos.

Este é o quarto dos Nobel a ser anunciado, depois do da Medicina ser conhecido, esta segunda-feira, o da Física ser anunciado esta terça-feira, e o da Química ser atribuído esta quarta-feira. Nos próximos dias, serão indicados os galardões relativos à Paz e à Ciências Económicas.

O Prémio Nobel da Física foi atribuído 118 vezes. Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

 


por João Malheiro in Renascença | 09 de outubro de 2025
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,652,198