"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Biblioteca do Censor de Livros"

Uma sátira ousada e fantástica sobre livros proibidos, arquivos secretos e o olho vigilante de um governo omnipresente e todo-poderoso.

O primeiro livro da autora kuwaitiana publicado em Portugal, este mesmo, foi finalista do National Book Award em 2024.

Há semanas que o novo censor de livros não tem uma noite de sono tranquilo. Durante o dia ocupa-se a passar a pente fino manuscritos de livros num gabinete governamental, à procura de qualquer pormenor capaz de tornar o livro impróprio para publicação – alusões a homossexualidade, a religiões não aprovadas, qualquer menção sobre a vida antes da Revolução. À noite, os seus sonhos povoam-se de personagens dos clássicos da literatura, e os romances que vai surripiando empilham-se na casa que partilha com a mulher e a filha.

Ao mesmo tempo que continua a ser atraído pelo canto da sereia das leituras proibidas, mergulha num mundo subterrâneo onde se cruzam combatentes da Resistência, uma livreira clandestina e bibliotecários fora-da-lei que tentam salvar a sua história e cultura.

Face à ameaça que a liberdade de expressão enfrentada globalmente e ao futuro sombrio a que o mundo está praticamente condenado, Bothayna Al-Essa combina a acerada distopia de 1984 e de Fahrenheit 451 com o absurdo descabelado de Alice no País das Maravilhas.

A Biblioteca do Censor de Livros é, ao mesmo tempo, um sinal de alerta e uma declaração de amor pelas histórias e o delicioso ato de nos deixarmos perder nelas.

«Um apelo à mobilização dos bibliófilos de todo o mundo.»
Time Magazine

«Al-Essa faz pensar em Kafka com esta engenhosa história de um censor de livros que se transforma em leitor… Uma alegoria que respira inteligência.»
Publishers Weekly

«A Biblioteca do Censor de Livros é um exaltado testemunho do poder da literatura… Bothayna Al-Essa cruza com humor influências de todo o mundo e de todos os tempos numa história fascinante sobre um homem comum possuído por uma paixão proibida pelos livros.»
Júri do National Book Award


Bothayna Al-Essa
é uma famosa escritora do Kuwait, autora de mais de uma dezena de romances, além de livros para crianças.
É também a fundadora da Takween, uma livraria e editora de vários livros aclamados pela crítica.
A Biblioteca do Censor de Livros conquistou o Prémio Sharjah de Criatividade Árabe na categoria de romance, em 2021, e a sua edição em inglês foi finalista do National Book Award para literatura traduzida, em 2024.
Al-Essa foi escritora residente no Centro Britânico de Tradução Literária durante o verão de 2023, e recebeu o Prémio Nacional do Kuwait de Incentivo pela sua obra de ficção em 2003 e 2012.
É autora de livros sobre escrita e orientou oficinas de escrita em todo o mundo árabe.

Literatura Traduzida
248 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8626-4
1.ª Edição: Outubro 2025
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
114,704,687