Publicações
Um Espião em Privado - As Cartas de John le Carré
Esta cativante recolha de cartas revela o homem divertidamente inteligente e inabalavelmente eloquente por detrás do pseudónimo. Inclui, entre muitas outras, cartas dirigidas a John Banville, John Cheever, Graham Greene, Sir Alec Guinness, Gary Oldman, Philip Roth, Margaret Thatcher.
Iniciando-se com a sua infância, na década de 1940, contém relatos do período em que foi funcionário público, da sua passagem por Oxford e dos tempos em que foi professor em Eton de «lordes ingleses de nariz afilado, sem queixo e de olhos de groselha».
Descreve a sua entrada no MI5, o surgimento da Cortina de Ferro e o florescimento da sua carreira como romancista reagindo à construção do Muro de Berlim. Através das suas cartas viajamos com ele do período que vai da Segunda Guerra Mundial até à atualidade.
Vemos le Carré a escrever a Sir Alec Guinness para o persuadir a aceitar o papel de George Smiley e, mais tarde, a discutir a imoralidade da guerra contra o terrorismo com o chefe do serviço de segurança interna alemão.
O que emerge é um retrato, não apenas do escritor, ou do intelectual em termos globais, mas sim, segundo as suas próprias palavras, do homem muito privado, muito apaixonado e muito real por detrás do nome.
«Um escritor enorme.»
«Um gigante literário.»
«Cada carta de John le Carré é um ensaio em miniatura excelentemente escrito... Fascinante.»
«O melhor e mais sagaz contador de histórias.»

John le Carré nasceu em 1931.
No decurso de seis décadas, escreveu romances que acabam por definir a nossa época. Filho de um vigarista, passou a infância entre um colégio interno e o submundo londrino.
Aos dezasseis anos encontrou refúgio na Universidade de Berna e mais tarde em Oxford.
Um breve período de docência em Eton levou-o a uma curta carreira no Serviço de Informações britânico (MI5 e MI6).
Publicou o seu romance de estreia, Chamada para o Morto, em 1961, ainda como funcionário dos serviços secretos.
O seu terceiro romance, O Espião Que Saiu do Frio, assegurou-lhe fama mundial, mais tarde consolidada pela boa aceitação obtida pela sua trilogia A Toupeira, O Ilustre Colegial e A Gente de Smiley.
No final da Guerra Fria, le Carré alargou o âmbito da sua temática explorando um panorama internacional que abrange o tráfico de armas e a Guerra contra o Terrorismo.
As suas memórias, O Túnel de Pombos, foram publicadas em 2016 e o último romance em que aparece George Smiley, Um Legado de Espiões, foi dado à estampa em 2017. Morreu a 12 de dezembro de 2020.

Tim Corwell nasceu em 1962, sendo o terceiro filho de David Cornwell (John le Carré) e da sua primeira mulher, Ann Sharp.
Foi jornalista de vários periódicos britânicos em Washington e Los Angeles, na década de 1990.
Depois de doze anos nos Estados Unidos, mudou-se para Edimburgo e, de 2001 a 2002, foi editor estrangeiro adjunto e depois correspondente de arte do Scotsman. Depois de deixar o jornal, trabalhou como jornalista de arte independente, especialista em Coloristas Escoceses e em arte islâmica.
Morreu em maio de 2022.
Testemunhos/Biografias
792 páginas
33,30 Euros
ISBN: 978-972-20-8171-9
1.ª Edição: Novembro 2025
Dom Quixote | Leya

