Música
Silêncio em três tempos surreais
Este recital convida a uma viagem musical pelos domínios do insólito e do poético, um percurso entre o visível e o invisível guiado pelo piano e pelo seu repertório dos séculos XIX e XX.
3 Jan 2026 | 16h00
Sob a inspiração do surrealismo, cada obra evoca um universo em que o tempo se curva, a lógica se dissolve, e o som revela paisagens interiores de humor, sátira, sonho, meditação e transcendência.
O percurso inicia-se com Erik Satie (1866-1925), ícone precoce do surreal, que propõe, nas suas Gnossiennes, uma escuta ritual, misteriosa e suspensa. Mel Bonis (1858-1937), com Mélisande, evoca o feminino lendário em traços impressionistas, enquanto a leveza satírica de Francis Poulenc (1899-1963), figura do célebre Grupo dos Seis, reinterpreta a tradição através de um prisma lúdico e moderno.
Do domínio do inconsciente passamos seguidamente ao do espiritual e do sensorial profundo. Os excertos escolhidos da Suite “Ttai”, de Giacinto Scelsi (1905-1988), potenciam uma imersão meditativa no som como matéria viva. Arvo Pärt (n. 1935), em Für Alina, proporciona uma experiência auditiva etérea e frágil.
Duas obras de Olivier Messiaen (1908-1992) — Regard des hauteurs e Regard du Temps, do monumental ciclo Vingt regards sur l’Enfant-Jésus — revelam um surrealismo místico e visionário que propõe uma perceção dilatada do tempo. Em Messiaen, o tempo musical não mede, contempla. A terminar este périplo, a Chaconne de Sofia Gubaidulina (1931-2025) revela-se uma verdadeira batalha entre sombra e luz
Antes de cada concerto, participe na visita guiada e descubra os diálogos que se podem estabelecer entre as obras da Coleção Berardo e os compositores.
- 15:30 — Visita guiada «Surrealismos», meia hora antes do concerto (piso 2)
Programa
Erik Satie (1866-1925) Gnossiennes (1893), Nos. 1, 2 e 3
Mel Bonis (1858-1937) Mélisande (Femmes de legende; 1909)
Francis Poulenc (1899-1963) Mouvements perpétuels (1918)
Giacinto Scelsi (1905-1988) Suite No. 9 Ttai (1953), seleção de andamentos
Arvo Pärt (1935) Für Alina (1976)
Olivier Messiaen (1908-1992) Regard des hauteurs e Regard du Temps de Vingt regards sur l’Enfant-Jésus (1944)
Sofia Gubaidulina (1931-2025) Chaconne (1962)
Participação gratuita, mediante aquisição do bilhete de entrada no Museu, sujeito ao número de lugares disponíveis.

