"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

GALERIA VIRTUAL "FUTEBOL & HUMOR"

O Museu Nacional da Imprensa lançou uma galeria virtual dedicada ao “Futebol & Humor”. Esta nova galeria está integrada no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) e apresenta mais de uma centena de desenhos sobre o futebol em geral e tudo que o rodeia.

O Museu Nacional da Imprensa lançou uma galeria virtual dedicada ao “Futebol & Humor”. Esta nova galeria está integrada no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) e apresenta mais de uma centena de desenhos sobre o futebol em geral e tudo que o rodeia.

Podem ser vistos, nesta galeria, os trabalhos participantes em várias edições do PortoCartoon-World Festival, com especial destaque para a edição de 2004 dedicada ao tema “desporto e sociedade” em sintonia com o campeonato Europeu de Futebol e as Olimpíadas. Dezenas de cartoons resultam da participação directa de cartunistas, em resultado de um convite lançado pelo Museu Nacional da Imprensa aos artistas dos cinco continentes, a propósito do “Mundial 2006”.


Clique na imagem para aceder à Galeria

A galeria virtual é trilingue (Português, Inglês e Esperanto) e abre no arranque do Mundial 2006 mas manter-se-á aberta no âmbito do Museu Virtual do Cartoon com permanentes actualizações. Esta é a segunda galeria dentro do Museu Virtual do Cartoon e divide-se pelas seguintes secções: Autores, Caricaturas, Cartoons, Países e Links.

Em Fevereiro deste ano, o Museu Virtual do Cartoon lançou a “Galeria Maomé” destinada a reunir toda a informação que circulava na Internet sobre os polémicos cartoons do profeta Maomé.

Com a criação da “Futebol & Humor”, o Museu Nacional da Imprensa pretende valorizar o desenho de humor como linguagem jornalística universal e homenagear os cartunistas ao convidá-los para desenharem sobre aquele que “provavelmente” é o tema mais universal do mundo.


O Museu Virtual do Cartoon, propriedade do Museu Nacional da Imprensa, foi lançado em Novembro de 2005, e pretende ser visto como um espaço dinâmico que valorize a linguagem universal do cartoon, na “linha de excelência do humor” que tem marcado o PortoCartoon. Está dividido em vários “espaços”, dos quais se destaca a Galeria de Honra, onde se podem encontrar vários marcos da história da caricatura, a partir do século XIX. Nas outras secções pode aceder-se a informação sobre: cartunistas; concursos e festivais; museus e galerias; organizações de cartoon e notícias. É de destacar ainda um “espaço” dedicado especialmente ao PortoCartoon-World Festival.

Realizado anualmente, o PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura.

Agenda
Mercados e Feiras

Feira Amálgama

Mercado da Serra das Minas 26 Set 2026  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,346,361