Roteiros
Santa Bárbara de Nexe convida a caminhar "pela natureza e pelas memórias" do barrocal algarvio
O Festival de Caminhadas regressa a Santa Bárbara de Nexe para a segunda edição, entre trilhos temáticos, património local e workshops. De 29 de janeiro a 1 de fevereiro.
Após a estreia no ano passado, o Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe volta a percorrer “os trilhos, as paisagens e a cultura viva desta freguesia algarvia situada no concelho de Faro”, entre “antigos caminhos de pedra”, os “sons do acordeão” e as “histórias contadas em verso”.
De 29 de janeiro a 1 de fevereiro, o programa convida “à descoberta do território, dos seus saberes e paisagens”, com destaque para as caminhadas temáticas e percursos interpretativos (32 no total), além de oficinas, exposições, música e atividades educativas para escolas, famílias e seniores.
Entre as novidades da segunda edição surge a participação da herbalista Fernanda Botelho, que vai guiar uma caminhada de “reconhecimento de ervas, flores e árvores comestíveis e medicinais” e dois workshops dedicados à “farmácia verde da nossa cozinha e do nosso quintal”.
Assim como os passeios sonoros imersivos, com João Tata Regala, da Sons d’Aqui, “com recurso a microfones especializados” que vão permitir escutar detalhadamente “a paisagem sonora do local”, entre o “estridular dos insetos”, o canto das aves ou o “próprio reverberar da folhagem”.
Dedicado à “cultura popular viva” do território, o festival celebra ainda “a música tradicional”, com destaque para a atuação da acordeonista Inês Faria, e o ofício ancestral do trabalhar a pedra, com uma demonstração viva deste saber-fazer pelo canteiro Arnaldo Ramos.
A programação inclui ainda ctividades de bem-estar, como pilates ou ioga para famílias, oficinas criativas, caminhadas noturnas, passeios dedicados à fotografia ou ao desenho, exposições, e uma palestra dedicada à gestão de rotas e equipamento de caminhada, entre outros.
A inscrição nas atividades é feita através do site do Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe (WFSBN), até 26 de janeiro, onde está disponível o programa completo. A participação no evento custa 10€ por pessoa, existindo atividades com um valor extra.
WFSBN é promovido pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, com organização da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Nexense, da Algarviana Team e do grupo informal Bifanas Team. E é o quinto festival de caminhadas a integrar a rede Algarve Walking Season.
in Fugas, Público | 6 de janeiro de 2026
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

