Destaques
Centro Nacional de Cultura e Europa Nostra lançam a iniciativa "In Varietate Concordia"
A iniciativa "In Varietate Concordia", acontece no âmbito do Hub Europeu do Património, com o objetivo de colocar o património cultural no centro da democracia e do diálogo.
É hoje lançada a iniciativa In Varietate Concordia, coordenada pela Europa Nostra e pelo Centro Nacional de Cultura com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Enquadrada no Hub Europeu do Património, financiado pela União Europeia, In Varietate Concordia pretende inspirar reflexão, promover debates sobre os grandes desafios que a Europa enfrenta e estimular ações em defesa de valores europeus como a democracia, a justiça, a igualdade, a solidariedade e a sustentabilidade. Este ambicioso projeto assentará em três vertentes: diálogos presenciais, podcasts e colunas de opinião.
Inspirada no lema da União Europeia “Unidos na Diversidade”, In Varietate Concordia reunirá figuras culturais, intelectuais e agentes da sociedade civil de diferentes gerações e geografias. A iniciativa parte do legado interdisciplinar do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural e junta laureados do prémio a pensadores emergentes, ativistas e criativos.
Trata-se de uma iniciativa com múltiplos formatos, dirigida a um público europeu alargado, que será desenvolvida a partir de três atividades complementares:
- In Varietate Concordia Talks – uma série de conversas presenciais com artistas, intelectuais e decisores políticos direta ou diretamente ativos no campo do património cultural.
- In Varietate Concordia Podcasts – uma série de podcasts em vídeo, com entrevistas aprofundadas e reflexões acessíveis aos públicos de toda a Europa e do mundo.
- In Varietate Concordia Columns – um conjunto de artigos de opinião, selecionados através de uma open call, que abrem o diálogo a uma comunidade alargada de profissionais e cidadãos.
Primeiro Podcast com Maria João Pires
A iniciativa será inaugurada com o lançamento, no dia 18 de fevereiro de 2026, do primeiro episódio do podcast In Varietate Concordia, que conta com a participação da pianista portuguesa Maria João Pires, laureada do Prémio Helena Vaz da Silva, em conversa com Sneška Quaedvlieg-Mihailovi?, Secretária-Geral da Europa Nostra. O episódio será disponibilizado no YouTube, em formato vídeo, e no Spotify e Apple Music, em formato áudio.
Primeira Conversa a 23 de fevereiro de 2026, em Lisboa
A primeira In Varietate Concordia Conversation, intitulada Europa, variações sobre um tema, terá lugar no dia 23 de fevereiro de 2026 (18:00 WET / 19:00 CET) na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Contará com um painel de quatro artistas e destacados defensores da cultura ibérica: o maestro, compositor e músico Jordi Savall, o barítono e fundador/presidente do Centre Européen de Musique Jorge Chaminé, a pianista Maria João Pires e a cantora de fado e comissária do projeto Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura, Kátia Guerreiro. Quarenta anos após Portugal e Espanha se terem juntado à União Europeia, e na véspera da entrada no quarto ano da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, os intervenientes irão refletir sobre como o nosso património musical comum pode inspirar a união e a paz na Europa, numa altura em que os valores democráticos enfrentam crescentes desafios. A conversa será moderada por Sneška Quaedvlieg-Mihailovi?, Secretária-Geral da Europa Nostra e contará com a parceria do Centro Europeu de Música.
Sneška Quaedvlieg-Mihailovic afirmou que a “Europa Nostra, no seu papel de líder do projeto European Heritage Hub, manifesta a sua satisfação por co-coordenar a iniciativa In Varietate Concordia com o Centro Nacional de Cultura e agradece o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Num momento em que os valores europeus estão a ser postos em causa em múltiplas frentes, In Varietate Concordia afirma-se como um farol de esperança, reunindo vozes diversas de todo o continente para enfrentar os principais desafios que a Europa enfrenta e imaginar soluções. Hoje, mais do que nunca, importa recordar a relevância do lema da União Europeia – In Varietate Concordia (Unidos na Diversidade) – e unir-nos enquanto Europa coesa, que encara o património cultural como um meio essencial para promover os valores fundamentais europeus. Através de conversas ao vivo, de um podcast e de colunas escritas, In Varietate Concordia pretende inspirar europeus de todas as idades a explorar a interseção entre património, pensamento intelectual e sociedade civil, contribuindo para o reforço e a defesa de valores como a democracia, a justiça, o Estado de direito, a igualdade e a equidade, bem como a sustentabilidade”.
Por sua vez, Maria Calado, presidente do Centro Nacional de Cultura, declarou: “O Centro Nacional de Cultura, enquanto coordenador do Hub Europa Nostra do Património Cultural em Lisboa, criado em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, orgulha-se de fazer parte desta iniciativa do Hub Europeu do Património, ao lado da Europa Nostra e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. In Varietate Concordia é uma celebração do valor do nosso património cultural europeu e dos artistas e intelectuais que trabalham para o defender e animar, mas é também, e acima de tudo, um ato de resistência cultural contra o desânimo e um compromisso com um futuro melhor, baseado na democracia, na justiça e na solidariedade. A cultura — tanto as artes como o património — lembra-nos o nosso lugar no tempo e expõe-nos às sensibilidades daqueles que estão distantes de nós, abrindo caminho para a promoção de um espaço público partilhado.”
No âmbito da sua participação, o representante da Fundação Calouste Gulbenkian salientou que “É com enorme gosto que a Fundação Calouste Gulbenkian se associa ao projeto In Varietate Concordia, promovido pelo European Heritage Hub, acolhendo a primeira conversa de um ciclo de diálogos, com a presença de amigos de longa data como Maria João Pires e Jordi Savall, já no dia 23 de fevereiro.”
Sobre o European Heritage Hub
O European Heritage Hub foi lançado em maio de 2023 por um consórcio de 20 parceiros, liderado pela Europa Nostra e cofinanciado pela União Europeia, com o objetivo de criar um hub do património na Europa permanente e autónomo. O projeto, atualmente na fase de Ação Preparatória, reúne uma ampla diversidade de agentes e iniciativas do património, respondendo à necessidade de uma cooperação mais estruturada e coordenada entre todos os níveis de governação, do plano local ao europeu e ao internacional.
Sobre os parceiros
A Europa Nostra é a voz da sociedade civil europeia dedicada à salvaguarda e promoção do património cultural e natural. É uma federação pan-europeia de ONGs do património, apoiada por uma vasta rede de entidades públicas, empresas privadas e cidadãos, presente em mais de 40 países. Fundada em 1963, é a maior e mais representativa rede de património da Europa, mantendo relações próximas com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outras organizações internacionais. É representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.
O Centro Nacional de Cultura é uma associação cultural sediada em Lisboa, promotora do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva e coordenadora do Hub do Património Cultural em Lisboa, criado no âmbito do projeto European Heritage Hub. Conta com uma longa atividade na defesa, promoção e renovação de perspetivas sobre o património cultural, definindo-se por uma abordagem integrada ao território, comunidade, educação, património e turismo.
A Fundação Calouste Gulbenkian é uma Fundação internacional, com sede em Portugal, que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações, através da arte, da ciência, da educação e da beneficência, para uma sociedade mais equitativa e sustentável.
Mais informações
Para mais informações sobre a iniciativa In Varietate Concordia e sobre o trabalho do European Heritage Hub, subscreva a newsletter, siga os nossos canais de redes sociais ou visite o website.
X | Bluesky | Facebook | LinkedIn | Instagram

