"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Foi o Preto"

Passada no Portugal dos anos 90, e tendo como pano de fundo a cultura cabo-verdiana e as feridas dos tempos coloniais, esta é uma história crua sobre racismo e injustiça, narrada com mestria, contenção e autoridade.

Uma promissora estreia de Ângelo Delgado no romance.

Logo após um jogo de futebol do clube que apoia, José Lima é surpreendido nos arredores do estádio pela polícia e por um grupo de civis, que o acusam de ter participado em desacatos com os adeptos da equipa adversária.

Meses mais tarde, o que então parecera um equívoco lamentável transformar-se-á num calvário. José é detido em casa, suspeito da tentativa de homicídio, e levado para a prisão por um crime que não cometeu.

«(…) Numa altura em que eram poucos os canais de televisão e em que as redes sociais e outras formas de entretenimento digital demorariam o seu tempo a dominar atenções, era de esperar que grande parte da população desse boa nota ao convite endereçado pelo repórter.
Fui, pois, observando, com medo mas naturalidade, a facilidade com que se culpabilizava o outro. O negro. Aceitando essa inevitabilidade, ainda que, por vezes, partilhando responsabilidades com o cigano. Matemática pura: dividir conta para sair mais barato.
Mandava a lei não escrita que assim fosse. E também eu fui assim ensinado desde o dia que entrei na sala de aulas do primeiro ano de escolaridade. Fosse verdade. Fosse mentira. Como o arrastão na praia de Carcavelos, em 2005. Foram os pretos. São os pretos.»
Do Preâmbulo


Ângelo Delgado nasceu em Lisboa, em Agosto de 1981, e é filho de pais cabo-verdianos.
Licenciou-se em Ciências das Comunicação, na Universidade Autónoma de Lisboa, onde se especializou na variante de jornalismo.
Entre outros órgãos de comunicação social, passou pela TSF, Correio da Manhã e Metro.
Actualmente, é redactor de publicidade, colaborando em várias agências criativas.
Em 2020, publicou o seu primeiro livro – Sem Ofensa.

Romance Lusófono
168 páginas
15,90 Euros
ISBN: 978-989-58-1675-0
1.ª Edição: Janeiro 2026
Leya | Oficina do Livro

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
120,063,489