"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Espetáculos para crianças do D. Maria II viajam por mais de 20 concelhos do país

Cabe mais um? e Não se pode! Não se pode! foram criados em 2025, no âmbito do projeto Boca Aberta. Agora, ao longo do ano de 2026, os espetáculos chegam a mais de 20 concelhos do país, com sessões para famílias e jardins de infância.

Cabe mais um? © João Versos Roldão/TNDM II

Cabe mais um? Não se pode! Não se pode!, dois espetáculos com encenação de Catarina Requeijo e textos de Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, vão chegar a mais de 20 concelhos do país ao longo do ano de 2026, em sessões para famílias e jardins de infância. Destinados a crianças a partir dos 3 anos, os dois espetáculos inserem-se no projeto Boca Aberta, desenvolvido pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes e os Municípios de Lagos, Ourém e Ponte de Lima.

Em 2025, artistas de Lagos, Ourém e Ponte de Lima foram convocados a participar na criação de dois espetáculos a partir de um mesmo tema — Cabe mais um? e Não se pode! Não se pode!. Os espetáculos estrearam e foram inicialmente apresentados nas cidades de origem dos respetivos artistas. Ao longo de 2026, estas criações vão viajar pelo país e ainda ser apresentadas em Lisboa pela primeira vez, nos meses de maio e junho, na Sala Estúdio Valentim de Barros, nos Jardins do Bombarda.

Em Cabe mais um?, dois gatos vivem numa casa há muito tempo. Espreguiçam-se e penteiam os bigodes sempre que lhes dá na gana. Só uma coisa os impede de serem gatos à vontade: o cão que, entretanto, passou a viver com eles. Os gatos desconfiam deste estranho, um bicho tão diferente e que, de certeza, levou pulgas lá para dentro. O cão tenta adaptar-se e nem se importa de fazer vida de gato. Mas parece que, naquela casa, não cabe mais ninguém. Ou será que cabe mais um?

Com interpretação de Beatriz Jacinto, Mafalda Cardoso Pereira e Mariana Fonseca, este espetáculo será apresentado na Mealhada, Leiria, Coimbra, Santarém, Lisboa, Ílhavo, Tavira, Tomar, Tondela e Almada, entre fevereiro e novembro, depois de ter já passado por Ourém, Lagos, Ponte de Lima e Ponta Delgada.

Em Não se pode! Não se pode!, dois cães de guarda passam o dia a patrulhar um quintal, de um muro para o outro, cauda apontada e nariz para o ar. Ali há regras muito importantes para cumprir. Só assim conseguem que nenhum intruso apareça. Mas, então... o que faz um gato vadio junto ao portão? Só pode ser um ataque! Os gatos são perigosos, sabe-se lá o que trazem de fora. A menos que descubram o que existe para além do quintal... Não se pode! Não se pode!

O espetáculo conta com dois elencos distintos, que se apresentarão em Penafiel, Viana do Castelo, Águeda, Vila Real, Ponta Delgada, Paredes de Coura, Aljezur, Fafe, Monchique, Seia, Lisboa e Lamego, até novembro deste ano, depois de terem já passado por Ponte de Lima, Lagos, Tavira, Ourém e Lagoa. Berna Huidobro, Guilherme Félix e Inês Cardoso compõem um os elencos do espetáculo, enquanto os intérpretes Mário Alberto Pereira, Marta Garcia Cruz e Sofia Pereira fazem parte do segundo elenco.

O projeto Boca Aberta, do Teatro Nacional D. Maria II, foi pensado para proporcionar novas experiências criativas a crianças a partir dos 3 anos, promover o pensamento e capacitar os profissionais da educação e da cultura que trabalham com estas faixas etárias. Todas as sessões dos espetáculos integrados no projeto são sessões descontraídas, isto é, decorrem num ambiente adaptado, acolhedor e flexível. 

Mais informações sobre o projeto Boca Aberta aqui e sobre os espetáculos Cabe mais um? aqui Não se pode! Não se pode! aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
120,056,370