"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"PEDRA FORMOSA" DEVOLVIDA AOS FAMALICENSES

O dia 1 de Julho de 2006 vai ficar para a história de Vila Nova de Famalicão, como a data em que o passado castrense do concelho começa, finalmente, a desvendar-se dando a conhecer a todos um património riquíssimo, datado do século I.

O dia 1 de Julho de 2006 vai ficar para a história de Vila Nova de Famalicão, como a data em que o passado castrense do concelho começa, finalmente, a desvendar-se dando a conhecer a todos um património riquíssimo, datado do século I. Trata-se do Castro das Eiras e da célebre “Pedra Formosa”, que, no próximo dia 1 de Julho, passarão para a alçada da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da celebração da escritura de aquisição do terreno, localizado na freguesia de Pousada de Saramagos, permitindo assim, a recuperação e valorização deste nicho arqueológico.

A cerimónia, inserida no âmbito das comemorações municipais do Dia do Foral, está marcada para as 10h00, na Sede da Junta de freguesia de Pousada de Saramagos. “No dia em que Famalicão comemora 801 anos da atribuição do Foral de D. Sancho I, que instituiu o concelho e a respectiva administração, celebramos também a aquisição do terreno do Castro das Eiras”, afirma a propósito Armindo Costa, assinalando que “com esta iniciativa reforçamos ainda mais a dimensão histórica deste dia”.

“Com a aquisição do terreno do Castro das Eiras devolvemos aos famalicenses um património riquíssimo que lhes pertence, avançando assim com a recuperação e preservação desta importante herança histórica”, referiu o autarca. 

Apesar das comemorações da atribuição do Foral a Vila Nova de Famalicão terem atingido maior visibilidade, no ano passado, aquando da passagem dos 800 anos sobre esta efeméride, para Armindo Costa, “esta é uma data muito importante que não podemos deixar cair no esquecimento”. “A 1 de Julho de 1205, D. Sancho I deu aos famalicenses a oportunidade de viverem numa comunidade organizada, agora é preciso recordar e celebrar esse momento único da nossa história, transmitindo-o de geração em geração para que os mais novos conheçam as suas raízes e o seu passado”, acrescentou ainda o presidente da Câmara Municipal.

Mas o dia 1 de Julho ficará também marcado pela inauguração de duas obras de grande envergadura para o município de Famalicão. Pelas 11h00, Armindo Costa irá inaugurar a nova Sede de Junta da Freguesia de Jesufrei, e pelas 12h00, serão inauguradas as novas instalações do Quartel da Polícia Municipal, na Avenida 25 de Abril.

“São obras que implicaram um investimento municipal de perto de 600 mil euros, e que se revelam de grande importância para o concelho e para os famalicenses”, sublinha Armindo Costa.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,664,672