"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O Festival de Cinema dos Oceanos nº 1 da Europa continua a sua digressão por Portugal

Mais uma vez, o International Ocean Film Tour (IOFT), o maior festival europeu dedicado ao cinema dos oceanos, regressa a Portugal para a sua 12.ª edição, levando ao grande ecrã histórias inspiradoras que cruzam aventura, conservação, superação e compromisso humano.

Depois da estreia em Lisboa, no passado mês de julho, o IOFT retoma a sua digressão nacional amanhã, 1 de outubro, no Porto, dando início à segunda etapa do circuito português. Ao longo do mês de outubro, o festival passará ainda por Figueira da Foz, Lagos, Cascais, Sines e Setúbal, percorrendo um total de sete cidades portuguesas, integradas num circuito internacional que reúne cerca de 300 sessões em toda a Europa.

Para esta edição, o IOFT apresenta uma seleção exclusiva de cinco documentários internacionais, filmados em cenários tão diversos como a África do Sul, a Escócia e o Havaí. Ao longo de uma única noite, e durante cerca de 150 minutos, o público é convidado a embarcar numa viagem por histórias reais de exploração, aventura e superação, que revelam diferentes formas de viver, explorar e proteger o oceano.

Os filmes acompanham protagonistas excecionais e abordam temas como a conservação marinha, a igualdade, a inclusão, os direitos humanos e a relação entre as pessoas e o mar. Mais do que uma sessão de cinema, o festival propõe uma experiência imersiva que combina qualidade cinematográfica, emoção e consciência ambiental, aproximando o público dos grandes desafios ambientais e sociais do nosso tempo.

Depois da excelente adesão registada em 2025, quando milhares de espectadores acompanharam o festival em Portugal, o International Ocean Film Tour regressa com um programa totalmente renovado, reafirmando-se como um evento de referência para todos aqueles que procuram um cinema documental capaz de entreter, sensibilizar e despertar consciências.

Mais do que um festival de cinema, o IOFT mostra que o oceano é muito mais do que um cenário: é um património vivo, uma fonte de inspiração e um elemento essencial para o futuro do planeta. Através de histórias humanas e de grande impacto visual, o festival procura reforçar a ligação do público ao mar e promover uma maior consciência sobre a necessidade de o proteger.

A digressão em Portugal conta com o patrocínio da Las Palmas de Gran Canaria, Ciudad de Mar y Culturas, reforçando a cooperação entre territórios atlânticos e promovendo a cultura oceânica, a conservação marinha e um turismo mais sustentável.

A edição portuguesa conta ainda com o apoio de instituições públicas e privadas, organizações sem fins lucrativos, meios de comunicação social e parceiros locais, entre os quais o Cinema São Jorge (Município de Lisboa), a FUEL TV, a Sea Shepherd Portugal, a Brigada do Mar, a Girls on Board, a Surfrider Foundation Portugal, o Município de Cascais e o Município da Figueira da Foz. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
134,772,160