"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O MARQUÊS DE SOVERAL"

A vida de um dos mais notáveis diplomatas da História de Portugal é dada a conhecer em livro. Jaime Nogueira Pinto apresenta este sábado, em Cascais, "O Marquês de Soveral", de Paulo Lowndes Marques

Realiza-se este sábado, dia 24, às 17h30, na Livraria Galileu, em Cascais, a apresentação do livro O Marquês de Soveral, da autoria de Paulo Lowndes Marques.

A obra, que será apresentada por Jaime Nogueira Pinto, dá a conhecer a vida e a intensa carreira de Luiz Pinto Soveral (1852-1922), o diplomata português que, em 1899, obteve dos ingleses a reafirmação escrita da velha aliança - o chamado Tratado de Windsor - que garantiria a Portugal a integridade do seu império colonial.

Escrita por Paulo Lowndes Marques, Presidente da British Historical Society of Portugal e da World Monumental Fund Portugal, esta biografia proporciona-nos uma viagem no tempo pelos 70 anos de vida de Luiz Pinto de Soveral, um dos mais notáveis diplomatas portugueses de sempre, que defendeu tenazmente, com brilho e inteligência, os interesses de Portugal na transição do século XIX para o século XX. O seu feito mais importante foi ter compreendido a oportunidade colocada pela iminente Guerra dos Boers e ter obtido dos ingleses a assinatura doTratado de Windsor de 1899, gorando, por essa forma, o então recente Acordo Anglo-Alemão sobre a partilha do império colonial português.

Um grande servidor do Estado e de seu rei, que assistiu ao declínio da monarquia e à implantação da República em Portugal, Luiz Pinto de Soveral destacou-se na defesa das colónias portuguesas em África, tendo tido um papel determinante no período do Ultimatum. Foi igualmente uma figura brilhante na corte do Rei Eduardo VII de Inglaterra, de quem foi grande amigo e conselheiro. Soveral notabilizou-se na sociedade inglesa de então como uma figura grada, popular e celebrada pelo seu tacto e “talent to amuse”.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,356,131