"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

12º PRÉMIO LITERÁRIO MANUEL TEIXEIRA GOMES JÁ TEM VENCEDORES

O júri da 12ª edição do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes atribuiu a distinção máxima à novela “Les morts vont vite”, assinada por Maria da Graça Maia (Lisboa), tendo ainda contemplado com menções honrosas as obras “Genève”, de Urbano de Oliveira (Arcozelo), e “Mariana”, de Rui Miguel Herbon (Lourinhã).

O júri da 12ª edição do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes atribuiu a distinção máxima à novela “Les morts vont vite”, assinada por Maria da Graça Maia (Lisboa), tendo ainda contemplado com menções honrosas as obras “Genève”, de Urbano de Oliveira (Arcozelo), e “Mariana”, de Rui Miguel Herbon (Lourinhã).

A novela vencedora subdivide-se em três capítulos, o primeiro na presidência de Manuel Teixeira Gomes, o segundo nos primeiros anos da ditadura, na tentativa de reorganizar a oposição ao regime a partir do estrangeiro, e o terceiro no contexto da Europa em guerra e notícia do falecimento do estadista e escritor em Bougie, considerando o júri que na obra se faz “a análise, reflexão e ironia face a um Portugal em convulsão”, revelando “momentos de grande beleza e densidade descritiva, sem nunca perder uma forte componente humana”.

Para além de uma edição de 500 exemplares da obra, a concorrente vencedora receberá um prémio monetário de 2000 euros, enquanto cada menção honrosa será contemplada com 1000 euros.

Promovido pela Câmara Municipal de Portimão para incentivar e dar a conhecer novos talentos na área literária, a equipa de jurados foi composta por Margarida Cunha, José Manuel Vieira e Alberto Piscarreta, que sugeriram à vencedora a adaptação para Português do título da sua novela.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,367,509