"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RIO DE JANEIRO RECEBE HUMOR DO PORTOCARTOON

A "passarola" de Gusmão (1709) é o mote da exposição do PortoCartoon-World Festival que o Museu Nacional da Imprensa leva ao Rio de Janeiro.


"Passarola" de Gusmão e aviões

A "passarola" de Gusmão (1709) é o mote da exposição do PortoCartoon-World Festival que o Museu Nacional da Imprensa leva ao Rio de Janeiro. Abre no dia 22, 5ª feira, na Sala de Cultura da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, ficando patente até 2 de abril.

A abertura coincide com o VI Forum de Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa que decorrerá na mesma instituição.

A exposição é composta por 40 desenhos de grandes artistas do humor mundial, alguns deles brasileiros. 

Chama-se “PortoCartoon-Aviões e máquinas voadoras” e pretende evocar a data da primeira experiência precursora da navegação aérea, desenvolvida em Lisboa, no reinado de D. João V, pelo famoso padre brasileiro Bartholomeu Lourenço de Gusmão.

O tema tem presente o impacto da aviação na atualidade e foi bandeira do PortoCartoon-World Festival organizado em 2009/2010 pelo Museu Nacional da Imprensa, instalado no Porto.

Esta é a primeira exposição daquele Museu no Rio de Janeiro e integra-se na linha de internacionalização que é seguida desde 1998, com a organização de um dos concursos mundialmente mais famosos do desenho de humor.

Bartholomeu de Gusmão, natural de Santos, S. Paulo, Brasil, protagonizou a primeira experiência com um aeróstato de ar quente no mundo, facto que serviu de motor à exploração do espaço pelo homem. Durante os 300 anos subsequentes, a história da aviação encheu-se de momentos de diferentes tonalidades: dramáticos, festivos, hilariantes, ou simplesmente fantásticos.

A exposição já esteve patente em Brasília, em 2011, e apresenta os melhores trabalhos selecionados pelo júri internacional do XII PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski (França), um dos mais credenciados cartunistas da atualidade.

O PortoCartoon tem tido a particularidade de ser subordinado, anualmente, a um tema de grande relevo internacional, como acontece este ano (13ª edição) com “Ricos, Pobres e Indignados”. A 12ª edição foi dedicada a “Comunicação e tecnologias” e as anteriores abordaram: a Água, a Mudança de Século/Milénio, o Desporto, Gutenberg, a Globalização, os Direitos Humanos, as Crises, etc.



XII PortoCartoon _ 1º Prémio





Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        

 

Agenda
Música

M de Manifesto

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão 26 Set 2026  |  21h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,376,593