"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FILME SOBRE TSUNAMI DE 2004 REVERTE A FAVOR DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

O IMPOSSÍVEL, que relata a história verídica de uma família espanhola sobrevivente ao Tsunami que em 2004 assolou o sudeste asiático, é protagonizado por Naomi Watts e Ewan McGregor.

“O IMPOSSÍVEL” chega às salas de cinema

A 26 de dezembro de 2004 o mais devastador Tsunami recentemente registado varreu as áreas costeiras da Indonésia, Sri Lanka, Maldivas, Tailândia, Índia e nove outros países banhados pelo Índico. Mais de 225 mil pessoas perderam as suas vidas e milhões foram afetados.

Passados oito anos, a ZON Audiovisuais lança em Portugal um dos filmes mais marcantes de 2013 que valeu a nomeação para o Óscar de melhor atriz a Naomi Watts. O IMPOSSÍVEL, que relata a história verídica de uma família espanhola sobrevivente ao Tsunami que em 2004 assolou o sudeste asiático, é protagonizado por Naomi Watts e Ewan McGregor. O filme realizado por Juan Antonio Bayona chega às salas de cinema portuguesas dia 24 de janeiro.

O reconhecimento do apoio da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho prestado a cerca de 5 milhões de pessoas afetadas por esta catástrofe natural é agora assinalado com o anúncio de que a ZON Audiovisuais reverterá parte das vendas de bilheteira para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Este filme, que nos recorda um acontecimento trágico e os milhares de vítimas do Tsunami de 2004 na Ásia, deve alertar-nos para o facto de os desastres acontecerem quando menos se espera.”, refere o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Luís Eduardo da Silva Barbosa. “A Cruz Vermelha é uma organização que está apta a agir de forma rápida e eficaz em qualquer tipo de emergência que ameace a vida, saúde e dignidade das pessoas. Por isso, a contribuição de todos é muito importante. A Cruz Vermelha Portuguesa agradece o apoio da ZON Audiovisuais para o seu Fundo de Emergência.”, acrescenta.

O Fundo de Emergência da Cruz Vermelha tem por finalidade criar as condições necessárias para que, numa situação de emergência nacional ou internacional, a intervenção desta Instituição seja rápida e eficaz junto das pessoas que têm a sua vida, saúde ou dignidade ameaçadas.

“Este é um filme muito marcante, um drama humano impressionante, baseado numa história verídica. Um filme profundamente inspirador que motivou a ZON Audiovisuais a apoiar a Cruz Vermelha e julgamos que os espectadores quando virem o filme vão perceber porquê”, acrescenta Nuno Gonçalves, Administrador da ZON Audiovisuais.

Este filme, lançado em Espanha no final de 2012, é já o filme mais visto de sempre em Espanha alcançando receitas na ordem dos 55,5 milhões de dólares.

O IMPOSSÍVEL 
um filme épico e inspirador sobre a sobrevivência humana

Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e os seus três filhos viajam até à Tailândia para passarem as suas férias de inverno, esperando encontrar alguns dias de descanso num paraíso tropical.

Mas na manhã de 26 de dezembro, enquanto a família relaxa na piscina após as festividades de Natal da noite anterior, um ruído aterrador surge vindo do centro da terra. Enquanto Maria permanece paralisada de medo, vê uma enorme parede de água negra, que se abate sobre todo o hotel, aproximar-se em sua direção.

Inspirado numa história verídica, O IMPOSSÍVEL conta o inesquecível relato de uma família apanhada, juntamente com dezenas de milhares de outras pessoas, no caos de uma das piores catástrofes naturais do nosso tempo. Mas o verdadeiro terror que se assiste a todo o redor é atenuado por inesperados atos de coragem, compaixão e simples bondade que Maria (Naomi Watts) e a sua família encontram durante as horas mais escuras das suas vidas. Épico e intimidante, devastador e inspirador, O IMPOSSÍVEL é uma viagem ao fundo do coração humano.

Sobre a Cruz Vermelha Portuguesa e o Fundo de Emergência

Na sequência do Tsunami de 2004, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho lançou um apelo para as vítimas desta catástrofe, tendo angariado cerca de 2.600 milhões de euros para a fase de emergência e recuperação. Só a Cruz Vermelha Portuguesa contribuiu com 1 milhão de euros para esta que foi a maior operação humanitária na história desta organização internacional.

Mais de 30.000 voluntários da Cruz Vermelha participaram nesta operação. A Cruz Vermelha Portuguesa enviou também dois recursos humanos que estiveram presentes na fase de emergência e recuperação desta operação.

Através do Fundo de Emergência, a Rede da Cruz Vermelha Portuguesa pretende:

• Efetuar campanhas de sensibilização;
• Recrutar/treinar pessoal;
• Adquirir equipamento especializado, como unidades móveis de telecomunicações ou hospitais de campanha;
• Criar stocks de artigos de subsistência, incluindo alimentos, água, medicamentos, tendas, cobertores e vestuário;
• Realizar outras ações de prevenção.

Desta forma, a Cruz Vermelha Portuguesa poderá estar apta a distribuir alimentação adequada, fornecer água potável, erigir sistemas de higiene e saneamento básico e abrigo temporário, bem como prestar cuidados médicos, incluindo apoio psicológico, nas horas imediatamente a seguir à ocorrência de uma catástrofe. E, depois de a ameaça passar, dar o apoio necessário na reabilitação das pessoas afetadas.

A forma mais simples de efetuar um donativo para este fundo é através de uma caixa multibanco ou por netbanking. Para isto, basta escolher a opção "Pagamento de Serviços", inserir a entidade 20999 e a referência 999 999 999, e escolher o montante do donativo.

Para mais informações: www.cruzvermelha.pt.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,493,733