"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

IDENTIDADE E MEMÓRIAS DE ALJUSTREL

O núcleo museológico do Moinho do Maralhas inaugura no próximo dia 5 de abril a exposição “Aljustrel agrícola – memórias de um tempo”.


O núcleo museológico do Moinho do Maralhas inaugura no próximo dia 5 de abril a exposição “Aljustrel agrícola – memórias de um tempo”.

Esta exposição acontece no âmbito de duas datas assinaláveis nas áreas da cultura e património: o dia Nacional dos Moinhos Abertos (7 de abril) e o dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), cujo tema proposto para este ano é “Património + Educação = Identidade”.

 A exposição pretende divulgar os tradicionais trabalhos agrícolas ligados à produção do trigo, bem como as atividades subsequentes que levam à obtenção da farinha e ao fabrico do pão, para desta forma dar a conhecer os diversos trabalhos da terra desde a sua preparação até à colheita, passando pela sementeira e pela monda de modo a contribuir para a preservação da memória das atividades agrícolas tradicionais.

A exposição irá estar patente ao público durante o mês de abril, através de visitas guiadas mediante marcação prévia.

Ainda integrada nestas comemorações será organizada, no dia 7 de abril às 9h30, entre os dias 5 a 26 de abril, a caminhadas “Na rota dos moinhos de Aljustrel”.

De 5 a 26 de abril, haverá também atividades, destinadas aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, que os levarão a assistir e participar na “monda do trigo”.

Estas atividades só poderão ser realizadas caso as condições meteorológicas assim o permitirem.


Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,257,049