"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DJERBAHOOD – ARTE URBANA PORTUGUESA (DE NOVO) PELO MUNDO

Na passada sexta-feira, dia 1 de agosto, inaugurou na Tunísia, DJERBAHOOD, aquele que ambiciona ser um verdadeiro e único museu a céu aberto, com contribuições de 150 artistas do mundo inteiro, entre os quais se destaca a participação dos portugueses: PANTÓNIO, ADD FUEL, MÁRIO BELÉM e ARRAIANO.


Na passada sexta-feira, dia 1 de agosto, inaugurou na Tunísia, DJERBAHOOD, aquele que ambiciona ser um verdadeiro e único museu a céu aberto, com contribuições de 150 artistas do mundo inteiro, entre os quais se destaca a participação dos portugueses: PANTÓNIO, ADD FUEL, MÁRIO BELÉM e ARRAIANO.

Trata-se do mais recente projeto da Galerie Itinerrance (Paris), que após o sucesso de TOUR PARIS 13 (http://itinerrance.fr/hors-les-murs/la-tour-paris13/), pretende levar durante este verão, até à autêntica e tradicional vila de ERRIADH*, bem no centro da ilha de DJERBA, centenas de artistas de 30 distintas nacionalidades, transformando-a num espaço de expressão multicultural, ‘uma nova aventura, um novo movimento para um País em formação’, como explica o mentor do projeto Mehdi Ben Cheikh.

A convite da Galerie Itinerrance, tal como já acontecera à data do projeto Tour Paris 13, LARA SEIXO RODRIGUES (WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã e MISTAKER MAKER) levou consigo, entre 7 e 15 de julho, alguns dos artistas urbanos que mais se destacam no nosso País*, para ‘deixarem a sua marca distintiva num projeto artístico único. Mas acima de tudo, usufruírem de uma experiência também única e memorável, tanto pelo convívio entre artistas, como pela vivência de uma cultura e partilha diária com a comunidade local e tradicional, de um momento tão singular da sua história’.

DJERBAHOOD - o processo

Durante os meses de julho e agosto, uma seleção de artistas oriunda dos 4 cantos do mundo, irá revezar-se a cada 7 dias, para deixar a sua marca na vila de Erriadh. Aos artistas, provenientes de países como Brasil, Japão, China, Marrocos, Arábia Saudita, Austrália, Reino Unido ou Espanha, entre muitos outros, foi pedida a execução de um (ou mais) trabalho artístico original, tendo em conta a autenticidade e especificidade do ambiente local, procurando sempre uma valorização estética do mesmo.


DJERBAHOOD - os artistas

Entre os primeiros artistas envolvidos no projeto, sendo este o momento de atuação dos portugueses PANTÓNIO, ADD FUEL, MÁRIO BELÉM e ARRAIANO, contámos com grandes figuras do panorama mundial da Arte Urbana, como: ROA, C215, Faith 47, Know Hope, Herbert BAGLIONE, EL SEED, Bomk, Schoof, CURIOT, Saner, Evoca1, TinhO, BTOY, ORTICANOODLES, M-City, Jaz ou CALMA. Muitos outros se seguirão!

 
DJERBAHOOD - a vila de Erriadh

Erriadh, que significa bairro em árabe (trocadilho do qual surge o nome do projeto), é uma das vilas mais antigas da Tunísia, que manteve a sua autenticidade de ruas estreitas e preservou a sua arquitetura típica dos ‘Houch’ (casas que são constituídas por um pátio em torno do qual se encontram distribuídos os quartos e restantes locais de partilha social), sempre pintados de cor branca e decorados com portas e janelas de cor azul.

Erriadh é também a primeira aldeia judaica, que abriga a mais antiga sinagoga do Norte de África e a segunda do Mundo. Sendo que outras das suas particularidades é o facto das comunidades muçulmana e judaica estarem por toda a parte e conviverem, desde sempre, em ambiente de paz, mantendo-se fiel às suas tradições, mas acolhendo sempre com bondade os estrangeiros, aqui designados somente por ‘não-djerbianos’.

 
DJERBAHOOD – uma iniciativa para a Tunísia

Djerbahood apresenta-se como um projeto incomum, que tem como objetivo principal ser totalmente acessível ao público e evoluir ao longo do tempo, com novos artistas e novas obras.

É uma iniciativa artística, ancorada a um País em reconstrução, proporcionando (ou assim desejando) uma nova abertura para a Tunísia e uma nova dinâmica capaz de permitir a atração de visitantes à ilha de Djerba, com a finalidade de descobrir uma nova joia do património tunisino tão atípico.

 

PANTÓNIO


ADD FUEL


MÁRIO BELÉM


ARRAIANO

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O FIM DA CARNE"

“O Fim da Carne” do realizador alemão Marc Pierschel é o filme do mês da Zero em Comportamento e neste passatempo pode habilitar-se a ganhar convites duplos. Participe!

Visitas
59,252,485
>