"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRESÉPIO DE 4 TONELADAS EM TRONCO DE MADEIRA

Um presépio em troncos de madeira, com as seis figuras centrais que representam o nascimento do Menino Jesus, com quatro toneladas é um dos grandes atrativos da Valença Cidade Presépio, que decorre até 6 de janeiro.


Um presépio em troncos de madeira, com as seis figuras centrais que representam o nascimento do Menino Jesus, com quatro toneladas é um dos grandes atrativos da Valença Cidade Presépio, que decorre até 6 de janeiro.

Seis figuras, com uma altura média de 2.40 metros representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, no Largo Dr. José Maria Rodrigues, na Fortaleza.

As esculturas, moldadas em madeira de plátano, a moto-serra, pelo escultor valenciano António Nunes, foram elaborados nos últimos meses nos Estaleiros Municipais.

A madeira levou um tratamento de conservação com creolina, linhaça e preparado à base de cera que permitirá a sua presença no espaço público e aproveitamento para próximas edições.

A autarquia valenciana pretende continuar a dar dimensão a este presépio aumentando o número de figuras evocativas do nascimento de Jesus, de modo a criar um presépio tradicional de grandes dimensões que vá ocupando as várias praças e largos da Fortaleza.

Este presépio de madeira junta-se a mais 16 presépios de rua, elaborados pelas coletividades valencianas, distribuídos pelos principais pontos do centro histórico.

A par dos presépios de rua, o Núcleo Museológico e a Loja de Turismo tem patentes ao público uma mostra com 122 presépios e 11 meninos jesus, com os mais diversos tamanhos e materiais.

Valença Cidade Presépio completa-se com os presépios nas monstras comerciais, a iluminação artística e o amplo programa de animação que se prolonga até 6 de janeiro.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,221,982