"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Testamento em Três Atos, dos SillySeason

Nesta peça os SillySeason apropriam-se dos seus pais convidando-os a integrar o objeto artístico, e confrontam-nos com o texto Rei Lear, de William Shakespeare. 

28 Nov a2 Dez

CAL - Primeiros Sintomas
Rua Santa Engrácia 12 A, 1170-333 LISBOA

Tudo isto dentro de cena mas fora de moda. Tanto em Shakespeare como nos SillySeason, o momento de amar um pai confunde-se com a ação de amar um país. Estamos entre a tradição e a revolução, nós, jovens. Venha a tempestade. A mamã dá licença? Quantos passos dou?

Testamento em Três Atos é um projeto de teatro que parte da obra Rei Lear de William Shakespeare para discursar sobre os conceitos de efemeridade e legado, enquanto temáticas teórico-práticas, testando-os, na tentativa de os desenvolver enquanto mecanismos estruturantes do espaço cénico. Neste processo, aliados à ideia de legado, pretende explorar-se igualmente os conceitos de memória e biografia (stricto sensu), enquanto pressupostos basilares da arte performativa teatral. Relacionando a efemeridade do ato teatral e a perenidade de um legado, importa a este projeto desenvolver a componente audiovisual, pela sua caraterística de cristalização de um acontecimento, usando-o numa estrita ligação com o que acontece in loco, na cena. Relevando a importância de trabalhar os carateres videográfico e teatral dos materiais expostos num espetáculo, enquanto elementos que dialogam com um discurso fixo, o do legado, e um discurso mutável e efémero, o do próprio espetáculo, na articulação com o discurso biográfico, o dos performers.

Far-se-á o paralelismo entre a relação paternal de Rei Lear com as suas três filhas e dos performers com os seus pais. Os performers trabalham a sua relação com o poder paternal e delegam o espaço teatral aos seus pais, forjando uma ficção em vídeo sobre a sua própria identidade e ascendência.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
56,296,753
>