Exposições2
Francisco Tropa - O Pirgo de Chaves
A partir da descoberta de um misterioso objeto do período romano encontrado em Chaves, Francisco Tropa promove um diálogo entre o passado e o presente, entre a escultura contemporânea e a arqueologia.

22 Fev a 3 Jun 2019
Francisco Tropa (Lisboa, 1968) desenvolve para o Espaço Conversas um projeto de cruzamento entre a escultura contemporânea e a arqueologia, que conta com a colaboração do arqueólogo Sérgio Carneiro.
O ponto de partida desta exposição é um pirgo ou «turrícula» de bronze encontrado nas recém-descobertas Termas Romanas de Chaves. Este objeto escultórico único do período romano, não é mais do que uma torre para lançar dados de jogar. O artista coloca-o no centro de um projeto que convoca noções de tempo e origem (desde logo da própria escultura); história e acaso; corpo, jogo e morte.
Francisco Tropa é um artista português com um percurso nacional consolidado, iniciado nos anos de 1990. Nos últimos anos tem conquistado crescente atenção de crítica institucional no circuito internacional, com participações na Bienal de Veneza (2011), Bienal de Istambul (2011), Manifesta (2000), Bienal de Melbourne (1999), e Bienal de São Paulo (1998).
Curadoria: Sérgio Carneiro e Penelope Curtis
Horário: 10:00 – 18:00 (Encerra à terça)
Visitas - Visitas para grupos
À conversa com o curador Sérgio Carneiro e o artista Francisco Tropa
Sexta, 1 março, 17:00
Saber mais
Visitas orientadas
Sábados, 9 março, 13 abril e 1 junho, 15:00
Saber mais