"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop de Taças Chawan e Rakú - 2ªEdição

Partimos da técnica ancestral da bola para realizar um conjunto de taças Chawan (chávenas japonesas) seguido de desbaste com ferramenta rudimentar de madeira para lhes dar a sua forma.

16 Out a 18 Out 2020

Cerdeira - Home for Creativity
Lugar da Cerdeira 3200-509 Cerdeira
 
Procurando a relação entre o objeto e a mão, exploramos o equilíbrio da forma e a dimensão numa cadência de tempo ritmada como uma pulsação. Propomos a construção de uma memória sobre o saber fazer, a expressão que cada um pode transmitir à matéria, cada momento de contemplação, o reencontro consigo numa taça de chá.

O ponto alto deste workshop é sempre a cozedura Rakú!

Vamos decorar o nosso conjunto de chávenas de chá com vidrados e corantes cerâmicos para depois as submeter à acção do fogo no forno de Rakú, durante cerca de 30 minutos. Podemos apreciar as peças incandescentes quando saem do forno e surpreendermo-nos com os efeitos produzidos por este processo.

O que aprenderá:
- Produzir taças chawan apartir da técnica ancestral da bola
- Fazer chacota das peças
- Preparar os vidrados para utilizar na cozedura de Rakú
- Técnicas de decoração para Rakú

Para poder fazer a cozedura de chacota durante o curso começamos já na 6ª feira à tarde.

Horário:
6ª feira 15h – 22h (com pausa para jantar)
Sábado 15h – 18 h
Domingo 10h – 17h

Condições
- Oferta de alojamento em quarto partilhado nas nossas Residências (casa partilhada com cozinha equipada, balneários, máquina de lavar roupa e Wifi) ou 10% desconto para alojamento numa das nossas Casas (mínimo de 2 noites)
- Desconto early bird de 10% para inscrições (pagamento 50%) até 24 Março
- Desconto de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento

Valor 190€

Miguel Neto
Ceramista profissional, formado pelo Cencal, vive e trabalha em Caldas da Raínha onde abriu muito recentemente seu atelier juntamente com a ceramista Paula Violante. Tem um longo percurso de excelência na cerâmica de autor. Desde 1994 produz peças únicas de olaria em grês, com uma identidade muito própria, peças elegantes na sua forma e simplicidade. Tem realizado também alguns trabalhos de maiores dimensões, murais e mosaicos, exemplo mais recente é um trabalho em porcelana para o tecto da Livraria Lello no Porto. Miguel conta com um vasto currículo de exposições individuais e colectivas e é um prazer tê-lo de novo como formador dos nosso cursos de Rakú, na Cerdeira.

Paula Violante
Ceramista formada pelo Cencal e pela Esad das Caldas da Raínha, vive e trabalha nas Caldas da Rainha. Fez o estágio de aperfeiçoamento com o ceramista Renato Costa e Silva. Actualmente encara a cerâmica de uma forma profissional e abriu o Atelier 19B nas Caldas da Rainha , juntamente com Miguel Neto. Pelo segundo ano consecutivo vai estar na Cerdeira para dar, juntamente com o Miguel, os cursos de Rakú em 2019.

Inscrições e informações: 
joana.salgado@cerdeirahomeforcreativity.com
+351 917 321 222
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,856,937