"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Para uma História de Paris

Abertas inscrições para o Curso TryArt (parceria Centro Nacional de Cultura / TRYVEL) online, coordenado por Pierre Léglise Costa.

7 Jul a 28 Jul 2020

Online


Curso TryArt (parceria CNC/ TRYVEL)


Paris tem atualmente pouco mais de uns dois mil anos. A primeira aglomeração urbana data da conquista do norte da França pelo Júlio César em 51 antes de J.C. que lhe dá o nome de Lutécia, instalada primeiro na ilha que fica numa curva do rio Sena e que ainda hoje se chama Île de la Cité.  O Sena é muito navegável, a posição é estratégica, a meio entre a parte do centro Leste da Gália e a Mancha.

Depois duma História complexa que vai do Império Romano ao império carlíngio e, em seguida à constituição do reino de França, com o duque de Paris, Hugues Capet, em 987, Paris torna-se realmente capital do Reino com Filipe Augusto à volta de 1200. Desde então pode-se considerar que a História de França está constantemente ligada à História de Paris e que, a pouco e pouco, durante seis séculos e, após lutas e mesmo guerras, Paris no século XVII e XVIII centraliza totalmente o poder do país com a dinastia dos Bourbon.

Paris é também a capital que geograficamente e culturalmente se tornou como o centro da Europa.

A Revolução Francesa, que muda a História do mundo ocidental, é primeiro um acontecimento parisiense.  E se no século XIX Paris partilha, principalmente com Londres, os grandes avanços tecnológicos, científicos é, dum ponto de vista cultural, artístico e até urbanístico, essencial.

No século XIX as revoluções e no século XX duas grandes guerras não impediram Paris de ser um centro mundial da moda, das modas. Paris é atualmente – e antes do covid – a segunda cidade mais visitada no mundo – em 2019 mais de 19 milhões de visitantes estrangeiros ficando ao menos 24 horas na cidade.

Contar a História de Paris em quatro episódios é, claro, um desafio; mas vamos tentar percorrer os vinte séculos através de documentos, de imagens, fazendo forçosamente escolhas. E, se possível, dar vontade de vir ou de voltar a vir a Paris e talvez de ver a cidade de um modo diferente.

1° episódio: Lutécia-Paris do imperador Adriano no século II até ao fim da Guerra dos Cem Anos na segunda metade do século XV

2° episódio: O século XVI o Louvre grande palácio real. Os séculos XVII e XVIII, Paris e o poder real absoluto, Versailles. O Iluminismo. A Revolução Francesa.

3° episódio: O século XIX de Napoleão à Terceira República. Integração de subúrbios e por consequência alargamento dos muros da cidade, Exposições Universais, as grandes mudanças urbanísticas, o centro europeu das artes.

4° episódio: O século XX – da Exposição Universal de 1900 com a eletrificação total da cidade, o metro, o cinema, às grandes realizações arquitetónicas da era do presidente Miterrand. A atualidade.

Coordenação: Pierre Léglise Costa
3ªs feiras; das 18h às 19h30

4 sessões; de 7 a 28 de julho
Preço: 100 €

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt

Inscreva-se aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,813,684