"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Para uma História de Paris

Abertas inscrições para o Curso TryArt (parceria Centro Nacional de Cultura / TRYVEL) online, coordenado por Pierre Léglise Costa.

7 Jul a28 Jul

Online


Curso TryArt (parceria CNC/ TRYVEL)


Paris tem atualmente pouco mais de uns dois mil anos. A primeira aglomeração urbana data da conquista do norte da França pelo Júlio César em 51 antes de J.C. que lhe dá o nome de Lutécia, instalada primeiro na ilha que fica numa curva do rio Sena e que ainda hoje se chama Île de la Cité.  O Sena é muito navegável, a posição é estratégica, a meio entre a parte do centro Leste da Gália e a Mancha.

Depois duma História complexa que vai do Império Romano ao império carlíngio e, em seguida à constituição do reino de França, com o duque de Paris, Hugues Capet, em 987, Paris torna-se realmente capital do Reino com Filipe Augusto à volta de 1200. Desde então pode-se considerar que a História de França está constantemente ligada à História de Paris e que, a pouco e pouco, durante seis séculos e, após lutas e mesmo guerras, Paris no século XVII e XVIII centraliza totalmente o poder do país com a dinastia dos Bourbon.

Paris é também a capital que geograficamente e culturalmente se tornou como o centro da Europa.

A Revolução Francesa, que muda a História do mundo ocidental, é primeiro um acontecimento parisiense.  E se no século XIX Paris partilha, principalmente com Londres, os grandes avanços tecnológicos, científicos é, dum ponto de vista cultural, artístico e até urbanístico, essencial.

No século XIX as revoluções e no século XX duas grandes guerras não impediram Paris de ser um centro mundial da moda, das modas. Paris é atualmente – e antes do covid – a segunda cidade mais visitada no mundo – em 2019 mais de 19 milhões de visitantes estrangeiros ficando ao menos 24 horas na cidade.

Contar a História de Paris em quatro episódios é, claro, um desafio; mas vamos tentar percorrer os vinte séculos através de documentos, de imagens, fazendo forçosamente escolhas. E, se possível, dar vontade de vir ou de voltar a vir a Paris e talvez de ver a cidade de um modo diferente.

1° episódio: Lutécia-Paris do imperador Adriano no século II até ao fim da Guerra dos Cem Anos na segunda metade do século XV

2° episódio: O século XVI o Louvre grande palácio real. Os séculos XVII e XVIII, Paris e o poder real absoluto, Versailles. O Iluminismo. A Revolução Francesa.

3° episódio: O século XIX de Napoleão à Terceira República. Integração de subúrbios e por consequência alargamento dos muros da cidade, Exposições Universais, as grandes mudanças urbanísticas, o centro europeu das artes.

4° episódio: O século XX – da Exposição Universal de 1900 com a eletrificação total da cidade, o metro, o cinema, às grandes realizações arquitetónicas da era do presidente Miterrand. A atualidade.

Coordenação: Pierre Léglise Costa
3ªs feiras; das 18h às 19h30

4 sessões; de 7 a 28 de julho
Preço: 100 €

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt

Inscreva-se aqui

Visitas
51,988,086
>