"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI

O Museu de Lisboa apresenta exposição sobre o passado e o presente (e talvez o futuro) das hortas na cidade ao longo do tempo. A partir de 23 de outubro, no Pavilhão Preto do Palácio Pimenta.

Uma horta de Lisboa; Alberto Carlos Lima; (191-?); Reprodução de fotografia; Arquivo Municipal de Lisboa; LIM001184 Pranlal Jetalal e Bina Ramchande; Parque Hortícola do Vale de Chelas; Nuno Correia (CML)


As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade: nos quintais, nos vales irrigados e nas cercas conventuais, nas quintas da periferia e nas moradias da burguesia, nos logradouros, em terrenos baldios e, mais recentemente, nos parques hortícolas.

Atualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade.

Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajetos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas da cidade.

Desde a Idade Média aos dias de hoje, entre olhares históricos e contemporâneos, descobre-se o fascinante mundo das hortas de Lisboa.

Comissariado: Daniela Araújo, em colaboração com Joana Sousa Monteiro e Mário Nascimento - Museu de Lisboa

Visitas pelos comissários: terceiros domingos de cada mês. Informação sobre conversas e atividades paralelas à exposição em www.museudelisboa.pt

Organização: Museu de Lisboa, EGEAC

Parceiros: Grupo de Trabalho para a Promoção da Agricultura Urbana na Cidade de Lisboa – Pelouro da Estrutura Verde e Energia da Câmara Municipal de Lisboa; Capital Verde; IHT/ C Garden; Groho; Science4You; Leroy Merlin; 2Adapt

Horário: Terça - domingo, 10h00 - 18h00 (última entrada 17h30)

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.

Visitas
134,211,138