"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI

O Museu de Lisboa apresenta exposição sobre o passado e o presente (e talvez o futuro) das hortas na cidade ao longo do tempo. A partir de 23 de outubro, no Pavilhão Preto do Palácio Pimenta.

Uma horta de Lisboa; Alberto Carlos Lima; (191-?); Reprodução de fotografia; Arquivo Municipal de Lisboa; LIM001184 Pranlal Jetalal e Bina Ramchande; Parque Hortícola do Vale de Chelas; Nuno Correia (CML)

23 Out a19 Set

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 – 1700-091 Lisboa


As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade: nos quintais, nos vales irrigados e nas cercas conventuais, nas quintas da periferia e nas moradias da burguesia, nos logradouros, em terrenos baldios e, mais recentemente, nos parques hortícolas.

Atualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade.

Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajetos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas da cidade.

Desde a Idade Média aos dias de hoje, entre olhares históricos e contemporâneos, descobre-se o fascinante mundo das hortas de Lisboa.

Comissariado: Daniela Araújo, em colaboração com Joana Sousa Monteiro e Mário Nascimento - Museu de Lisboa

Visitas pelos comissários: terceiros domingos de cada mês. Informação sobre conversas e atividades paralelas à exposição em www.museudelisboa.pt

Organização: Museu de Lisboa, EGEAC

Parceiros: Grupo de Trabalho para a Promoção da Agricultura Urbana na Cidade de Lisboa – Pelouro da Estrutura Verde e Energia da Câmara Municipal de Lisboa; Capital Verde; IHT/ C Garden; Groho; Science4You; Leroy Merlin; 2Adapt

Horário: Terça - domingo, 10h00 - 18h00 (última entrada 17h30)

Passatempos

Visitas
54,552,882
>