"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Mulher, Mãe e Rainha. Nos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal

Congresso Internacional organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM), decorrerá em Fátima nos dias 24, 25 e 26 de março de 2022.

24 Mar a 26 Mar 2022

Santuário de Fátima - Centro de Pastoral de Paulo VI
Av. de Dom José Alves Correia da Silva 220, 2495-401 Fátima


Foi em 25 de março de 1646 que o rei D. João IV consagrou os «Seus Reinos e Senhorios» a Nossa Senhora da Conceição, representada esta numa escultura existente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Por “Provisão Régia”, Nossa Senhora foi proclamada a Padroeira de Portugal e, a partir de então, não mais os monarcas da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça.

Para assinalar este acontecimento, o Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM) pretende organizar um congresso, intitulado: “Mulher, Mãe e Rainha. Nos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal”.

O Congresso, fixado para os dias 24 a 26 de março de 2022, decorrerá em Fátima. Pretende ser um fórum de estudo abrangente, nas temáticas, nas visões e nas abordagens, esperando-se os diferentes contributos relativos aos estudos da Mariologia, da Teologia e da Bíblia; da Religiosidade Popular; das Associações de Fiéis e das Ordens Religiosas (impulsionadoras em tantos casos, da devoção à Virgem Maria); do Direito Canónico; da Antropologia e da Sociologia, da Arte e da História da Igreja; da História de Portugal e até da História Universal.

O congresso, para além de reunir os mais conhecedores e especialistas nas várias áreas do saber, está aberto à participação ativa de quantos queiram associar a sua investigação através de comunicações autopropostas. É inegável que o Povo português tem uma forte identidade mariana, que no Congresso melhor queremos conhecer, nos seus fundamentos e expressões.

» Programa

» Inscrições

Os interessados em efetuar reservas de alojamento e de refeições no Santuário, podem fazê-lo através de contacto direto com o Departamento de Hospedagem: hospedagem@fatima.pt

+ info: https://padroeiracongresso.wixsite.com/padroeira

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,221,134