"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Vila Lobos, Lopes Graça

Concerto de Música de Câmara com a Orquestra Metropolitana, dia 10 de março às 18h30, na Imprensa Nacional - Casa da Moeda

10 Mar 2016  |  18h30

Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Rua da Escola Politécnica, n.º 135
Ao longo do século XX, foram muitos os compositores que buscaram na música popular a inspiração e a matéria que serviu de base às suas obras. Melodias que se desenharam nas teias da transmissão oral transformaram-se, deste modo, no seio da tradição clássica, contribuindo com a sua identidade para a construção de sonoridades inconfundíveis. Nos casos de Portugal e do Brasil, os expoentes máximos desta linha estética foram Fernando Lopes-Graça e Heitor Villa-Lobos, respetivamente. Lopes-Graça viria a escrever em 1970 a obra «O túmulo de Villa-Lobos», dedicada ao músico brasileiro. Mas antes, em 1965, compôs a Suíte Rústica N.º 2 para quarteto de cordas, uma das obras que melhor ilustra esta orientação criativa. Já no Quarteto de Cordas N.º 1, Villa-lobos recuperara em 1946 uma «Suíte graciosa» estreada em 1915 em Buenos Aires, onde permanecem vagas reminiscências do Tango. O programa completa-se com as «Catorze anotações» de Lopes-Graça, uma partitura de 1966 onde se revela a faceta mais experimental desta grande figura da música portuguesa no século passado.

 

Villa Lobos, Lopes-Graça

Fernando Lopes-Graça Suíte Rústica N.º 2, LG 85

Fernando Lopes-Graça Catorze Anotações, LG 86

Heitor Villa Lobos Quarteto de Cordas N.º 1, Op. 50

Solistas:

Carlos Damas, Elena Komissarova violinos, Andrei Ratnikov viola, Jian Hong violoncelo

entrada livre – condicionada à capacidade da sala

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "Monólogos da Vagina - A Despedida"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 11 de setembro (quinta-feira), às 21h00, no Auditório do Taguspark, Porto Salvo - Oeiras. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
111,821,906