"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

CINECLUBE: 66 CINEMAS

A 28 de Dezembro de 1895, no Salon Indien du Grand Café em Paris, os irmãos Louis e Auguste Lumiére fizeram pela primeira vez uma exibição comercial de cinema. Esta efeméride marca assim a fundação do conceito de sala de cinema e de bilheteira, numa sessão programada com 10 filmes dos irmãos e 33 espectadores.

28 Dez 2020  |  20h30

Estúdio 2, Galerias Avenida
Av. Sá da Bandeira, 33, Galerias Avenida R/C
 
125 anos depois, o Centro de Estudos Cinematográficos celebra este ímpeto de fazer e dar a ver cinema em sala, trazendo uma obra de um realizador que também uniu no seu trabalho a vontade de criar e exibir: Philipp Hartmann. Realizador de “O Tempo Passa como um Leão que Ruge” (2013), percorreu cerca de 20.000Km a mostrar esta sua obra por toda a Alemanha. Este percurso resultou no filme “66 Kinos”, que documenta cinematograficamente o universo das salas de exibição, os responsáveis e os vários públicos.

Numa época em que o cinema e o audiovisual enfrentam um desafio quanto à sua forma de produção e respectivas plataformas de exibição, apresentamos “66 Kinos” como um registo histórico do estado actual do(s) cinema(s), questionando o seu futuro entre objecto de arte contemporânea (em contexto museológico ou salas de cinema) ou entretém prosaico (em multi e megaplexes, ou mesmo em cafés e bares).

Em “66 Kinos”, Hartmann mostra-nos 66 salas de cinema, todas elas diferentes, cada uma com um tipo de público e com programadores e responsáveis com distintas formas de ver e mostrar cinema.

A 28 de Dezembro, pelas 20:30, no Estúdio 2 do Galerias Avenida, convidamos a ver em sala um filme que questiona o lugar que ocupamos no cinema como espectadores e o espaço que o cinema tem na vida social, cultural e política em geral no século XXI.

Um filme que marca também a nossa última exibição de 2020. Em 2021 regressaremos com a mesma motivação. Nesta sessão os sócios do Centro de Estudos Cinematográficos e da Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, têm entrada gratuita. Estudantes e Comunidade da Universidade de Coimbra 3€, restante Público 4€.

FICHA TÉCNICA
Argumento, Realização, Câmara, Montagem: Philipp Hartmann
Dramartugia: Herbert Schwarze
Assistência De Montagem: Maya Connors
Correcção de Cor: Tim Liebe
Som e Mistura de Som: Pablo Paolo Kilian
Música: Johannes Kirschbaum
Produção: Flumenfilm / Philipp Hartmann
Distribuição: Projectos Paralelos / Zero Em Comportamento
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,446,099