"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

A Lendias d' Encantar (LdE) está a preparar a próxima edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo - FITA, que vai decorrer entre 1 a 13 de Março de 2016 em Beja, Évora, Portalegre, Grândola, Elvas, Santiago do Cacém e Santo André.

@ Beja @ Elvas @ Évora @ Grândola @ Portalegre @ Santiago do Cacém

1 Mar a 13 Mar 2016

Alentejo
Apesar de apenas contar com duas edições, o FITA já se afirmou como evento cultural de referência no quadro regional; a nível nacional consolida-se com rapidez como o maior e melhor Festival Iberoamericano do país, facto comprovado pelo elevado número de propostas e manifestações de interesse em integrar a programação por parte de centenas de estruturas e artistas nacionais. Em termos internacionais, e superando todas as expectativas da equipa, o FITA está referenciado como um dos festivais mais importantes do nosso país, mantendo-se como o único representante português na REDELAE – Red Eurolatinoamericana de Artes Escénicas, uma rede composta por vinte e sete dos mais representativos festivais euroiberoamericanos.
O FITA desde a sua origem que procurou afirmar-se por uma direcção artística que privilegiasse a qualidade da programação nacional e internacional. Nesta 3ª edição está prevista a participação de sete companhias de teatro internacionais, com oito espectáculos diferentes e também sete companhias nacionais. Na programação incluem--se espectáculos para público em geral e para a infância.
É de salientar que o FITA nasce integrado no projecto Imaginários ao Sul, que junta em parceria, a LdE e a SOIR – Joaquim António de Aguiar (Évora) que compreende também o FIKE (Festival Internacional de Curtas Metragens), o Raízes do Som – Festival Internacional de Música Tradicional e o FESTAE (Festival de Teatro Amador de Évora). Esta parceria, que entra agora no seu terceiro ano, potencia a criação de sinergias, a partilha de meios e recursos humanos entre os agentes culturais e os respectivos Municípios, contrariando o funcionamento habitual do trabalho individual de cada um.
Um dos objectivos do FITA é o crescimento no território alentejano. Na primeira edição apenas as capitais de distrito faziam parte da programação, Beja e Évora, mas este ano, já é possível assistir ao FITA em sete localidades: Beja, Évora, Grândola, Portalegre, Elvas, Santiago do Cacém e Santo André. Este crescimento só é possível graças às parcerias que a LdE tem conseguido estabelecer com as autarquias e as entidades culturais locais: Teatro do Convento, Cendrev, Gato SA, UmColetivo. Cada vez mais o FITA faz jus ao nome e é, realmente, o Festival de Teatro do Alentejo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
114,009,490