Literatura
Elmano Sancho e Beatriz Godinho irão presenciar à apresentação do áudio livro "Da selva negra ao Paraíso"
O Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, em colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal e o Teatro delle Albe de Ravenna, apresenta o áudio livro "Da selva negra ao Paraíso. Um percurso na Divina Comédia de Dante Alighieri em 33 línguas" realizado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e publicado por Emons Audiolibri.

16 Mar 2021 | 18h30
No encontro, moderado pelo jornalista Marcello Sacco, participam Marco Martinelli e Ermanna Montanari fundadores e diretores artísticos do Teatro delle Albe que interpretaram a versão italiana do áudio livro, enquanto pela parte portuguesa intervêm os atores Elmano Sancho e Beatriz Godinho que, juntamente com João Vicente, interpretaram a versão realizada pelo IIC Lisboa para Portugal e os países de língua portuguesa.O encontro terá lugar às 18h30, hora de Portugal em modalidade online através da plataforma Zoom prévio registo ao link https://apportugal.zoom.us/webinar/register/WN_9vIqFTuoS7SgSvsDkglsiQ e com transmissão em direto na página Facebook do Instituto Italiano di Cultura https://www.facebook.com/iic.lisbona/
Marco Martinelli realizador e dramaturgo, fundador da não-escola, um método de trabalho cénico com adolescentes que se tornou uma referência em Itália e em diversas partes do mundo, recebeu vários prémios a nível nacional e internacional. Assinou mais de cinquenta encenações e os seus textos foram publicados e encenados em Itália, França, Bélgica, Alemanha, Roménia, Eslováquia, Chile, Rússia, Brasil e Estados Unidos. Estreou-se no cinema em 2017 com a longa-metragem Vita agli arresti di Aung San Suu Kyi e, em 2018, e realizou a longa-metragem The Sky Over Kibera – argumento assinado em parceria com Montanari – venceu o Prémio Voluntariado 2019 para a secção Cultura, conferido pelo Senado da República.
Ermanna Montanari atriz, autora e cenógrafa Assinou com Martinelli e interpretou mais de cinquenta espetáculos da companhia e recebeu prestigiados reconhecimentos a nível nacional e internacional. Participou nos filmes Lacrymae de Maria Martinelli (1999 | 56ª Mostra internazionale d’arte cinematografica di Venezia), Il mnemonista de Paolo Rosa (2000), L’ultimo terrestre de Gianni Pacinotti (2011 | 68ª Mostra internazionale d’arte cinematografica di Venezia). m 2011 assinou a direção artística do festival internacional de teatro de Santarcangelo, escreve para revistas e, em 2017 publicou Miniature Campianesi (Oblomov).
Elmano Sancho licenciado em Formação de Atores pela ESTC/Lisboa, estudou na RESAD/Madrid, ECA-USP/Brasil, no CNSAD/Paris e na SITI COMPANY/NY. Foi nomeado melhor ator de Teatro para os Globos de Ouro com Não se Brinca com o Amor (2012), Herodíades (2013), A Estalajadeira (2014) e Display (2018) e para os SPAAUTORES com Não se Brinca com o Amor (2012), O Campeão do Mundo Ocidental (2014) e Lulu (2020). Estreia-se, como encenador, no monólogo Misterman, prémio de melhor ator da SPAAUTORES/2015. Em 2015, encena I Can´t Breathe, Menção Especial do Prémio da Crítica da APCT/2016. Foi bolseiro da DGLAB em 2018 com A Sagrada Família. Em 2018, recebeu o prêmio Mirpuri Carlos Avilez com A Última Estação.
Beatriz Godinho, atriz, natural do Porto, concluiu o curso de Interpretação da Academia Contemporânea do Espetáculo em 2010, onde recebeu um prémio atribuído pelo Ministério da Educação como Finalista com Melhor Média do Ano. Frequentou a Academy of the Science of Acting and Directing, em Londres. Licenciada pela Escola Superior de Teatro e Cinema desde 2015. Estreou-se profissionalmente em 2010 e, desde então, acumulou uma vasta experiência em teatro, tendo também participado em projetos de cinema e televisão desde 2014. Atualmente, reside em Lisboa. O áudio livro, produzido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, por ocasião das celebrações do sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, permite ouvir uma vasta seleção do poema em trinta e três línguas diferentes. Uma visita guiada através do Inferno, do Purgatório e do Paraíso: um instrumento único para descobrir ou redescobrir um poema excecional que continua não só a despertar o interesse dos leitores em cada país, mas também a alimentar a inspiração de artistas, escritores, músicos, diretores de cinema e de teatro.
Um código QR permite descarregar gratuitamente as 33 versões do poema, que estarão disponíveis, sempre gratuitamente, nas plataformas Spreaker, Spotify, Deezer, Apple e Google.Para a versão em língua portuguesa foi utilizada a tradução de Vasco Graça Moura por cortesia da ©Quetzal Editores e Herdeiros de Vasco Graça Moura.
Para mais informações: tel. + 351 213884172; imprensa.iiclisbona@esteri.it; www.iiclisbona.esteri.it