"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Museu Nacional Resistência e Liberdade homenageia Aristides de Sousa Mendes

Vídeo-escultura de Werner Klotz é a peça central da exposição internacional "Candelabro ASM".

27 Abr a 31 Out 2021

Museu Nacional Resistência e Liberdade
Fortaleza de Peniche - Reserva Natural das Berlengas, Campo da República 609, 2520-607 Peniche
Preço
Entrada livre


“CANDELABRO ASM - Aristides de Sousa Mendes: o Exílio pela Vida” é a primeira exposição internacional do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), a inaugurar por ocasião das comemorações do 25 de Abril. Chega a Portugal na sequência uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Sousa Mendes Foundation, de Nova Iorque e o Comité Sousa Mendes, de Bordéus.

Werner Klotz, artista residente em Berlim que se tem notabilizado no domínio da arte pública, é o autor da vídeo-escultura a expor, obra contemporânea de grande porte que interpreta o dilema de Aristides de Sousa Mendes nos dias anteriores à decisão que salvaria milhares de vidas do terror nazi.

Esta homenagem, no âmbito da programação cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, tem a particularidade de unir pessoas e vontades de cinco países - Portugal, França, Alemanha, EUA e Canadá – em torno do justo reconhecimento de um resistente e de um herói.

Constituindo uma evocação do legado de Aristides de Sousa Mendes, tanto artística como documental, a exposição “Candelabro ASM” está assim em linha com a missão assumida pelo MNRL enquanto Museu de Memória, vocacionado para a disseminação dos valores e princípios de Cidadania, dos Direitos Humanos e da Liberdade.

A exposição abre ao público a 27 de abril próximo, data em que se comemora a libertação, em 1974, dos presos políticos da antiga cadeia na Fortaleza de Peniche. Poderá ser visitada de quarta a sexta-feira das 14:00 às 18:00, ao sábado e ao domingo das 10:00 às 13:00 horas, até outubro de 2021. A entrada é livre.

No ano de 1940, em plena II Guerra Mundial, o cônsul português em Bordéus, perante o desespero dos refugiados que fugiam do avanço das tropas alemãs, decidiu agir de acordo com a sua consciência e valores, desobedecendo às ordens que recebera do governo de Salazar e assinando milhares de vistos para Portugal. Este gesto levou-o ao exílio no próprio país e a enfrentar duros sacrifícios.

Aristides de Sousa Mendes foi proscrito até à morte pelo regime fascista. A grandeza do seu gesto seria reconhecida pelo Estado Português em 1988, ao ilibar a sua memória e repor o seu estatuto de diplomata. A 3 de abril de 2017, dia do aniversário da sua morte, Portugal atribui a Aristides de Sousa Mendes a Grã Cruz da Ordem da Liberdade. Mais recentemente, em junho de 2020, o Parlamento vota por unanimidade que lhe sejam concedidas honras de Panteão Nacional.

À luz do tempo presente Aristides de Sousa Mendes continua a ser símbolo de coragem, abnegação e amor à Humanidade, valores que importa exaltar, e fazer ecoar, num mundo ainda dizimado por atentados aos Direitos Humanos, regimes opressores e inúmeros conflitos armados que levam à fuga de populações e a cenários de miséria, sofrimento e morte.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,910,678