"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

A "Banda D'Além" e a Cidade de Lisboa durante o antigo regime

Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada por António Gonçalves Ventura.

23 Abr 2021  |  18h00

Galeria Municipal do Montijo
R. Almirante Cândido dos Reis, 12 2870-253 Montijo
Preço
Entrada livre


Uma obra fundamental para o estudo e compreensão da relação dos concelhos ribeirinhos da margem esquerda do Tejo com a cidade de Lisboa durante o Antigo Regime.

Este espaço, que até ao século XVI funcionou como mercado abastecedor de uma série de produtos de primeira necessidade à capital do reino a partir da exploração do sal, vinha, peixe, moagem e panificação, lenha, carvão e madeira, graças à sua posição estratégica e às dificuldades no seu controlo pelos representantes do poder central, muitas vezes com a conivência dos órgãos do poder local, reclamava agora o seu quinhão, interferindo das mais diversas formas na circulação dos produtos destinados a Lisboa, constituindo um sério obstáculo às travessias de pessoas e bens, num claro desrespeito pelos normativos estabelecidos.

António Gonçalves Ventura, reflete sobre os efeitos da ação humana e a natureza do mercado, aliados a fatores de ordem diversa, que criaram novas linhas de força a partir de novos eixos de circulação e distribuição.

O principal pólo de desenvolvimento económico que se situou até ao século XVI junto do rio Coina e do porto desta vila assistiu, a partir de então, à deslocação desse protagonismo para Aldeia Galega, o principal porto de ligação entre a capital do reino, o Sul do país e da Espanha.

* O evento está sujeito a alteração em função da situação de confinamento que se registar à data da sua realização.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,142,471