"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição “Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo”

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta a exposição “Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo”, iniciativa que se encontra associada à apresentação das linhas de força do projeto de criação do MUSEU DO TEJO.
 

12 Mai a 21 Ago 2021

Centro Cultural Palácio do Egipto
Rua Álvaro António dos Santos, 2780-182 Oeiras
Preço
Entrada livre

O projeto do MUSEU DO TEJO insere-se na candidatura a Capital Europeia da Cultura – Oeiras27, constituindo-se como um dos pilares do eixo estratégico Oeiras Capital do Património Marítimo. O núcleo central do MUSEU DO TEJO ficará sediado na Bateria do Areeiro.

A orla ribeirinha de Oeiras estende-se debruçada sobre a foz do majestoso Tejo e os canais de navegação que conduzem a Lisboa e abre-se amplamente ao Atlântico, num convite ao ato de navegar. Este cenário natural foi o esteio da condição que exibiu de escudo marítimo da capital entre meados do século XVI e o século XX, traduzida num conjunto monumental de fortificações que testemunham a evolução da arte de fortificar, entre o Renascimento e a II Guerra Mundial. Neste admirável museu vivo, projetado por uma plêiade notável de arquitetos e engenheiros nacionais e estrangeiros, destaca-se a fortaleza de S. Julião da Barra, a maior fortificação marítima portuguesa, o forte do Bugio, ícone do Tejo e obra singular da engenharia militar, os pequenos fortes seiscentistas e setecentistas que pontuam a linha de costa e a cintura fortificada de baterias que nos séculos XIX e XX atualizaram os discursos arquitetónico, estratégico e artilheiro.

É neste universo histórico e cultural que incide a proposta expositiva FORTIFICAÇÕES DE OEIRAS, PATRIMÓNIO DO TEJO E DO MUNDO.

Esta exposição é realizada em parceria com a Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras e as assinaturas de Conceção e de Direção são de Fátima Rombouts de Barros e Joaquim Boiça.

Exposição FORTIFICAÇÕES DE OEIRAS, PATRIMÓNIO DO TEJO E DO MUNDO
11 de maio 2021 – 21 de agosto 2021
Centro Cultural Palácio do Egipto – Oeiras
Terça a sábado, das 11h00 às 17h00 (encerra aos domingos, segundas e feriados)
Iniciativa: Câmara Municipal de Oeiras

Parceria: Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras
Conceção e Direção: Fátima Rombouts de Barros e Joaquim Boiça
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,693