"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição “Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo”

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta a exposição “Fortificações de Oeiras - Património do Tejo e do Mundo”, iniciativa que se encontra associada à apresentação das linhas de força do projeto de criação do MUSEU DO TEJO.

12 Mai a21 Ago

Centro Cultural Palácio do Egipto
Rua Álvaro António dos Santos, 2780-182 Oeiras
Preço
Entrada livre

O projeto do MUSEU DO TEJO insere-se na candidatura a Capital Europeia da Cultura – Oeiras27, constituindo-se como um dos pilares do eixo estratégico Oeiras Capital do Património Marítimo. O núcleo central do MUSEU DO TEJO ficará sediado na Bateria do Areeiro.

A orla ribeirinha de Oeiras estende-se debruçada sobre a foz do majestoso Tejo e os canais de navegação que conduzem a Lisboa e abre-se amplamente ao Atlântico, num convite ao ato de navegar. Este cenário natural foi o esteio da condição que exibiu de escudo marítimo da capital entre meados do século XVI e o século XX, traduzida num conjunto monumental de fortificações que testemunham a evolução da arte de fortificar, entre o Renascimento e a II Guerra Mundial. Neste admirável museu vivo, projetado por uma plêiade notável de arquitetos e engenheiros nacionais e estrangeiros, destaca-se a fortaleza de S. Julião da Barra, a maior fortificação marítima portuguesa, o forte do Bugio, ícone do Tejo e obra singular da engenharia militar, os pequenos fortes seiscentistas e setecentistas que pontuam a linha de costa e a cintura fortificada de baterias que nos séculos XIX e XX atualizaram os discursos arquitetónico, estratégico e artilheiro.

É neste universo histórico e cultural que incide a proposta expositiva FORTIFICAÇÕES DE OEIRAS, PATRIMÓNIO DO TEJO E DO MUNDO.

Esta exposição é realizada em parceria com a Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras e as assinaturas de Conceção e de Direção são de Fátima Rombouts de Barros e Joaquim Boiça.

Exposição FORTIFICAÇÕES DE OEIRAS, PATRIMÓNIO DO TEJO E DO MUNDO
11 de maio 2021 – 21 de agosto 2021
Centro Cultural Palácio do Egipto – Oeiras
Terça a sábado, das 11h00 às 17h00 (encerra aos domingos, segundas e feriados)
Iniciativa: Câmara Municipal de Oeiras

Parceria: Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras
Conceção e Direção: Fátima Rombouts de Barros e Joaquim Boiça
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O FIM DA CARNE"

“O Fim da Carne” do realizador alemão Marc Pierschel é o filme do mês da Zero em Comportamento e neste passatempo pode habilitar-se a ganhar convites duplos. Participe!

Visitas
59,362,901
>