"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Seminário | O antirracismo de Vieira

Em 2018 foi inaugurada a estátua do Padre António Vieira, em frente à igreja de São Roque e à Brotéria. Esta escultura trouxe a debate questões de escravatura e acusações de racismo a Vieira, feitas de modo anacrónico.

22 Jun 2021  |  18h30

Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa

A leitura da Obra Completa de Vieira revela-nos evidências do seu claro empenho na desconstrução crítica dos que já começavam a arrogar-se do argumento da cor para constituí-lo como motivo de opressão do homem pelo homem. Neste seminário, José Eduardo Franco proporá uma revisitação hermenêutica da apreciação feita sobre Vieira aos homens de cor preta e aos sermões que pregou contra os excessos dos senhores da indústria açucareira no tratamento da população escrava, especialmente a proveniente do continente africano.

Entrada livre, com lotação limitada.
Inscrições em www.broteria.org
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,148,847