"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Palestra "A Minha História da Dança" por António Pinto Ribeiro

António Pinto Ribeiro conta-nos a sua história da dança, na biblioteca de Alcântara.

1 Jul 2021  |  18h30

Biblioteca de Alcântara
Rua José Dias Coelho 29, 1300-327 Lisboa
Preço
Entrada livre

António Pinto Ribeiro
Com formação em Filosofia e doutoramento em Estudos de Cultura, a sua actividade profissional reparte-se entre a programação cultural e a investigação. Iniciou o seu trabalho ensaístico na área das “Artes do Corpo” na Escola Superior de Dança, a que se seguiu as funções de assistente de programação no ACARTE. Foi crítico de dança no Expresso, colaborador do Forum Dança e foi, desde a sua fundação, o director artístico da Culturgest (1993-2004) e director de programas na Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2015) dos quais destaca o Programa Gulbenkian Próximo Futuro dedicado às artes e às culturas do sul global. Curador responsável por várias exposições internacionais, foi também o comissário-geral de “Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017”. Actualmente é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando a equipa do projecto ERC “MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias” e é programador internacional. Tem dezenas de artigos publicados e dezasseis livros, entre os quais destaca: “A dança da idade do cinema”, “Dança temporariamente contemporânea”, “História da dança em Portugal” (c/ José Sasportes), “Corpo a Corpo, possibilidades e limites da crítica”. A sua última publicação tem por título “Peut-on Décolonizer les musées?” (2019).

Sobre o ciclo de palestras “A minha História da Dança”:
“Todos nós, bailarinos, coreógrafos ou performers, recebemos de alguma maneira e por alguma via, mais académica ou mais autodidacta, uma ideia da História da Dança, ou da História das Artes Performativas, da qual nos sentimos “descendentes” (e talvez nos sintamos descendentes de várias Histórias ao mesmo tempo!). Houve certamente criadores coreográficos ou cénicos que nos fizeram entender a arte que fazemos da forma como a entendemos hoje. Cada um tem uma ideia específica de como essa História se desenrolou, e para cada um há determinados criadores e determinados movimentos e correntes artísticas que contribuíram para configurar a ideia de dança que tem e pratica e que, de alguma forma, está respondendo a essa História. Estas palestras dar?nos?ão a oportunidade de conhecer a História da Dança que cada um criou dentro de si”. – Vera Mantero

Participaram em “A Minha História da Dança”:
Ana Borralho & João Galante, André Lepecki, Christine de Smedt, Clara Andermatt, Gil Mendo, Gustavo Ciríaco, Francisco Camacho, Jennifer Lacey, Jeroen Peeters, João Fiadeiro, Joclécio Azevedo, La Ribot, Lia Rodrigues, Lisa Nelson, Loïc Touzé, Madalena Victorino, Marcela Levi, Mark Tompkins, Meg Stuart, Miguel Pereira, Nadia Lauro, Olga Roriz, Panaibra Gabriel Canda, Rui Horta, Sofia Dias & Vitor Roriz, Sónia Baptista, Vânia Rovisco, Vera Mantero, Xavier Le Roy.

O ciclo de palestras “A Minha História da Dança” é um projecto desenvolvido pelo Forum Dança e O Rumo do Fumo, estruturas financiadas pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes.

Projecto com apoio do contrato-programa com a Câmara Municipal de Lisboa / Direcção Municipal da Cultura / Divisão da Rede de Bibliotecas, e co-financiado pelo Garantir Cultura, Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Duração aproximada: 2 horas
Entrada livre, mediante inscrição prévia para o seguinte formulário: bit.ly/amhd-apr

Mais informações:
O Rumo Do Fumo | Tel.: +351 213 431 646
Forum Dança | Tel.: +351 213 428 985
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,542,591