"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

44º Festival Internacional de Música de Paços de Brandão

Especialmente dedicada à Voz, a edição de 2021 do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão inclui 13 propostas, desde espetáculos de música erudita, ópera, jazz e world music até concertos inclusivos e performances de dança contemporânea.

1 Out a 30 Out 2021

Santa Maria da Feira

Entre os artistas que este ano se associam ao evento inclui-se a soprano alemã Mojca Erdmann, a violonista e cantora brasileira Badi Assad e, agora em duo, o violoncelista alemão Benedict Kloeckner com a pianista suíça Beatrice Berrut. Apostado em compensar quase dois anos de restrições ditadas pela pandemia, o festival deslocar-se-á ainda a estruturas residenciais para portadores de deficiência, escolas e alas hospitalares.

Aquele que é um dos festivais de música clássica com mais antiguidade em Portugal regressa a Santa Maria da Feira de 1 a 30 de outubro, com um programa que, embora respeitando todas as cautelas impostas pela persistente pandemia de covid-19, apostará este ano numa oferta mais extensa do que a de 2021 e numa maior diversidade de géneros artísticos. Após várias edições com foco no virtuosismo instrumental, o cartaz deste ano opta por explorar diferentes registos vocais e aborda-os inclusive em formatos que visam uma efetiva democratização do conceito de cultura para todos. Promovido pela associação CiRAC com o apoio da Direção-Geral das Artes e da autarquia local, a 44.ª edição do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão (FIMUV) integrará assim 13 propostas distintas, percorrendo 11 auditórios e salas informais do município. Todas as iniciativas estarão disponíveis mediante entrada livre ou a preços que não ultrapassam os 5 euros, refletindo uma seleção de artistas oriundos de sete países, todos com reputação internacional e apreciados tanto pela crítica como pelo público não-especializado.

Para o diretor artístico do festival, Augusto Trindade, essa programação foi delineada tendo em conta o presente contexto social, ainda dominado pela covid-19, mas visando já a gradual retoma da normalidade. “Ao longo de vários anos, no FIMUV escutámos sobretudo música e formações instrumentais, encontrando no seu cartaz grandes orquestras e solistas, todos com percursos e carreiras notáveis nacional e internacionalmente. Em 2021, a voz é a nossa grande aposta”, revela o violinista e pedagogo. “É uma escolha natural, não só porque esse é o mais incrível instrumento musical do planeta, mas também pelo seu indissociável appeal humano e emotivo, numa altura em que todos se ressentem de demasiados meses de distanciamento social e do autodomínio na afetuosidade física”.

Nuno Reis, presidente do CiRAC, realça que as prolongadas condicionantes impostas ao convívio social e com graves consequências ao nível da economia e do mecenato cultural se têm revelado um desafio exigente. “É com uma forte resiliência que o CiRAC tem continuado com as suas portas abertas e mantido uma atividade constante nestes tempos adversos de pandemia que ainda estamos a ultrapassar”, explica. “São já quase dois anos de uma atividade cheia de incertezas, em que só os mais audazes foram capazes de se adaptar e de manter o seu espírito vivo. Mas o CiRAC tem sido capaz de o fazer e, uma vez mais, o FIMUV é prova disso. Apesar de todas as limitações, quer sociais quer financeiras, o festival segue ininterruptamente para a sua 44.ª edição anual e fá-lo sem ceder na qualidade, mostrando que tem vindo sempre a evoluir e a merecer a notoriedade que lhe reconhecem no meio artístico”.

Da ópera à eletrónica

O primeiro espetáculo do FIMUV 2021 é o concerto em streaming “FIMUV pelo Mundo”, que, a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, dará a ouvir a partir de França valores emergentes da música de câmara: o duo de pianistas MusicOrba, composto pelo português Ricardo Vieira e pelo japonês Tomohiro Hatta, que já atuaram em salas como o Tribeca Film Center de Nova Iorque e o Olympia de Paris.

Para 2 de outubro está depois previsto, no Cineteatro António Lamoso, a “Iniciação” do Ballet Contemporâneo do Norte, que resulta de um trabalho de ativação de “práticas de resistência coletiva” por 16 artistas.

Uma semana mais tarde, o palco do auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira será tomado pelo recital de Benedict Kloeckner e Beatrice Berrut, que Augusto Trindade descreve como “dois extraordinários intérpretes”, exímios na interpretação de Schumann, Brahms e Cesar Franck.

Sucedem-se então quatro outros espetáculos: um recital por jovens laureados nos concursos internacionais Paços’ Premium e Cidade do Fundão, a 13 de outubro, na Academia de Música de Paços de Brandão; a performance “Dez séculos de história”, em que o Coro do CiRAC irá abordar temas simbólicos “dos primórdios do organum até ao século XX”, a 15 de outubro, no auditório da casa; o concerto “Textures and Lines”, em que a percussão do coletivo Drumming se combina com a eletrónica da dupla Joana Gama e Luís Fernandes, a 16 de outubro, no Cineteatro António Lamoso; e o recital com os vencedores do Prémio Jovens Músicos 2020, a 17 de outubro, novamente na Academia de Paços.

Livros, filosofia africana e folk

No mesmo local terá lugar a 22 de outubro a apresentação do livro “ABC do Violino”, o compêndio de exercícios musicais reunidos pelo músico e docente Tiago Afonso para cativar jovens executantes com uma linguagem acessível e imagens particularmente apelativas. Na mesma data segue-se a opereta de um único acto “Rita”, escrita no auge do Romantismo pelo italiano Gaetano Donizetti e levada à cena no auditório do CiRAC, narrando uma trama de casamentos e violência doméstica sob a direção artística de Luís Rendas Pereira.

São depois quatro os últimos espetáculos do 44.º FIMUV, a começar pelo concerto de Badi Assad, que o diretor artístico do festival define como “uma virtuosa violonista, cantora, malabarista vocal e compositora”. Com 18 discos gravados por editoras como a Deutsche Grammophon e atuações em mais de 40 países, a artista que atua a 23 de outubro no Cineteatro António Lamoso foi incluída pela revista Rolling Stone na lista dos 70 maiores mestres da história do violão e da guitarra brasileira.

Um dia depois será o Grande Auditório do Europarque a receber a Orquestra Filarmónica Portuguesa num concerto com a soprano alemã Mojca Erdmann. O espetáculo será dirigido pelo maestro Osvaldo Ferreira e dará a conhecer a “sonoridade límpida e beleza imaculada” que Augusto Trindade reconhece à solista, “exímia na interpretação de um repertório que cobre desde o estilo barroco até à música contemporânea”.

De 25 a 28 de outubro realizar-se-ão cinco performances do mesmo projeto pela Academia de Líderes Ubuntu, com artistas do Instituto Padre António Vieira levarão música e filosofia africana a duas escolas, duas CERCI e à ala pediátrica do Hospital São Sebastião.

O FIMUV 2021 encerra a 30 de outubro, no palco do CiRAC, com o concerto da banda espanhola Rarefolk, que há 30 anos se vem baseando em raízes musicais irlandesas para as fundir com sonoridades de diversos locais do mundo, harmonizando-os num estilo multicultural de identidades partilhadas.

“É tempo de brindarmos à saúde”, conclui Augusto Trindade, “e também ao engenho humano, que teve nas conquistas recentes da ciência e da solidariedade social o que também se revelou um estímulo para a criatividade artística, para o génio musical, para a expressividade emocional e, no fundo, para todos os prazeres e alegrias proporcionados pela cultura partilhada”. ?

Para mais informações: 
assessoriaversatil@curadoriadotexto.com
versatil@curadoriadotexto.com

Sobre o FIMUV:
Aquele que é um dos certames de música erudita com mais antiguidade e regularidade em Portugal foi lançado em 1977 e mantém-se desde então como o evento mais emblemático e internacional do CiRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão, vila do município de Santa Maria da Feira com longa tradição de indústria papeleira e corticeira.

Inicialmente, o acrónimo FIMUV correspondia a “Festival Internacional de Música de Verão”, por ser essa a estação do ano em que o evento se realizava, mas, quando outro calendário se revelou mais ajustado à missão pedagógica e cultural do certame, impôs-se a designação de “Festival Internacional de Música de Paços de Brandão”, mantendo-se, contudo, o short name que já se tornara referência no meio artístico.

Qualquer que seja a escolha dos protagonistas em palco, a missão do FIMUV é a mesma: divulgar junto da comunidade em geral os melhores intérpretes da atualidade, estimular a evolução técnica e artística de jovens músicos ainda em formação, criar redes de colaboração internacional para itinerância de profissionais e estudantes, e promover a fruição alargada e sustentável de conteúdos culturais de mérito confirmado e incontestável.

Sempre com o apoio oficial da Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o evento vem ajudando a formar públicos não apenas nesse concelho, mas também em diferentes territórios da região Norte, com recurso a exibições premium em diferentes palcos e a repertórios que abrangem desde as mais clássicas composições orquestrais até ao jazz free style, passando pela world music, o gospel, a música coral, a erudita humorística e o fado.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,877,097