"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

"Passa a Palavra! - Festa dos Ofícios do Narrar" regressa a Oeiras

De 18 a 24 de outubro, Oeiras vai encher-se de histórias, música, conversas e imagens. Pela quarta vez consecutiva, o festival internacional Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar acontece, no concelho de Oeiras, na sua maior edição de sempre.

18 Out a 24 Out 2021

Oeiras


Passa a Palavra! afirmou-se em quatro anos como uma referência no âmbito da narração oral em Portugal e volta a convocar à celebração das histórias, de quem as escuta, quem as conta, quem as entende, quem as inventa. O programa do festival traz propostas para todas as idades e atividades especialmente dedicadas a escolas e a seniores, durante 7 dias. 

AMPLITUDE DO PROGRAMA
Este ano serão mais de 50 convidados, entre contadores nacionais e estrangeiros em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, músicos, escritores, ilustradores, cientistas, pensadores e investigadores, num total de 40 sessões e serões de contos e também conversas, concertos, oficinas, espetáculos, animação de rua, o Mercadinho dos Ofícios do Livro e uma exposição de trabalhos de João Vaz de Carvalho.

DESTAQUES 
Destaques para a participação do pioneiro da narração oral europeia, Abbi Patrix, assim como da Andante, Associação Artística, do escritor Valter Hugo Mãe, do músico Gonçalo Filipe de Sousa e dos contadores Rodorín, Ângelo Torres, Martha Escudero, Sophie Heydel e Thomas Bakk.
A conversa 'Celebrando António Torrado' será o pretexto para uma evocação do autor assegurada por Rui Marques Veloso e Inês Fonseca Santos. Merece também destaque o jantar-recital de homenagem a José Fanha, com leituras por Cristina Paiva, Paulo Condessa e pelo autor. 

DURANTE A SEMANA 
Como desde a primeira edição, o festival oferece uma programação especial para escolas e para um público sénior. Pela primeira vez nas atividades para as escolas, haverá este ano narração em línguas estrangeiras (espanhol, inglês e francês), para alunos do secundário.
Os fins de tarde acolhem os Ofícios da Palavra, ciclo de conversas dirigidas a profissionais, estudiosos e interessados pela linguagem,  narração, literatura e ciência , na Galeria Municipal Verney.
À noite, a chamada é para o público em geral, com os serões de contos e espetáculos de música e poesia, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. 

NO FIM DE SEMANA 
Sábado e domingo, a programação preenche todo o dia, com epicentro no Mercado Municipal de Oeiras, mas tomando também as ruas, o comércio local, a Capela de Santo Amaro de Oeiras, a Galeria Municipal Verney e o Auditório Municipal Eunice Muñoz.
Durante o dia, há propostas simultâneas a obrigar a escolhas, mas à noite a programação é única e dispensa a dificuldade da opção.  

INFORMAÇÕES PRÁTICAS
À exceção do jantar-recital de homenagem a José Fanha, todas as atividades são gratuitas.
As atividades no Auditório Municipal Eunice Muñoz são acessíveis também remotamente através de transmissão em streaming na página de Facebook do festival, assim como na página das Bibliotecas Municipais de Oeiras e no canal YouTube do Passa a Palavra!

Reservas necessárias para algumas sessões e disponíveis a partir de 18 de outubro, através de insc.passapalavra@gmail.com. Regras AQUI.

Consulte AQUI a brochura do festival.

programa completo e detalhado está disponível AQUI.

ORGANIZADORES 
Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar é um projeto organizado pelo Município de Oeiras e pela Contabandistas de Estórias – Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl. Reflete o compromisso destas entidades em afirmar Oeiras no panorama internacional da narração oral e contribuir assim para as dinâmicas culturais do concelho.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,098,834