"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Manel Cruz, Glockenwise e Alice Phoebe Lou nos palcos do Centro Cultural Vila Flor

Depois do teatro e da dança, a música toma conta da programação do Centro Cultural Vila Flor nas últimas semanas de outubro.

16 Out a 30 Out 2021

Centro Cultural Vila Flor
Avenida D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães

No dia 16, num concerto há muito esperado – adiado devido à situação pandémica vivida no início deste ano –, Manel Cruz sobe ao palco do Grande Auditório do CCVF para apresentar o seu último disco, “Vida Nova”. A 29 de outubro, é a vez do Café Concerto do espaço cultural vimaranense receber os Glockenwise, seguindo-se Alice Phoebe Lou, a 30 de outubro, que traz na bagagem o seu mais recente projeto. 

Depois de um hiato de sete anos, “Vida Nova”, o novo disco de Manel Cruz editado em abril de 2020, marcou o regresso do ex-vocalista dos Ornatos Violeta, Pluto, Foge Foge Bandido e Supernada. Com letra, música e imagem de Manel Cruz, o disco é composto por 12 músicas e acompanhado por um livro cujo conteúdo é complemento da obra artística e já mostrou ao mundo os singles “Ainda Não Acabei”, “Beija-Flor”, “Cães e Ossos” e “O Navio Dela”. Consequência da vontade de voltar ao estúdio e aos palcos, “Vida Nova” foi composto maioritariamente no ukulele. Um regresso às origens que agradou a Manel Cruz, que finalmente se apresenta no Grande Auditório do CCVF, no dia 16 de outubro, às 19h30

Igualmente no CCVF, a música estende-se ao Café Concerto, que recebe a banda barcelense Glockenwise a 29 de outubro, a partir das 22h00. Os Glockenwise são Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira e Rui Fiúsa. Tinham 16 anos quando começaram a fazer música, herdando o espírito da famosa “cena de Barcelos”. Depois de três álbuns, “Bulding Waves” (2011), “Leeches” (2013) e “Heat” (2015), apostaram tudo em reinventar-se e ganharam. Varreram os tops nacionais com aquele que é o melhor disco da sua carreira e o primeiro totalmente cantado em português. Lançado em 2018, “Plástico” – o álbum que estará no centro deste concerto – é o testemunho da maturidade da banda e a prova inequívoca de que há muito para ver e ouvir neste Portugal que existe fora dos grandes centros urbanos.  

Este caminho efervescente da música que nos abraça neste início de outono brinda-nos também com o regresso a Portugal de Alice Phoebe Lou, que se prepara para lançar um novo disco na primavera do próximo ano. Na bagagem, promete trazer sonoridades de soul, blues e jazz misturados com a sua feroz e cativante abordagem que tem conquistado a atenção de amantes de música em todo o mundo. Após o sucesso de Paper Castles (2019), a jovem sul-africana decidiu romper a carência de música causada pela pandemia e aventurar-se com um novo álbum, cujo tema “Witches” já é conhecido. A acompanhar esta estreia, Alice Phoebe Lou partilha o documentário realizado por Julian Culverhouse que mostra todo o processo criativo e de produção do seu último álbum de estúdio. Um espetáculo para ver e ouvir no maior palco Centro Cultural Vila Flor no dia 30 de outubro, às 19h30

Os bilhetes podem ser adquiridos online em oficina.bol.pt ou nas bilheteiras físicas do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Loja Oficina. A informação pode ser igualmente consultada em www.aoficina.pt
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,900,811