"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro "Notas sobre um naufrágio" com a presença do autor Davide Enia

Conversa entre o autor DAVIDE ENIA e JORGE SILVA MELO sobre o livro "Notas sobre um naufrágio" (Appunti per un naufragio), organizaao pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e pela Editora Leya-Dom Quixote, com a colaboração da Livraria da Travessa.

25 Out 2021  |  18h30

Livraria da Travessa
R. da Escola Politécnica 46, 1250-096 Lisboa
Preço
Entrada livre
 
«Este livro é um romance. Conta o que está a acontecer no Mediterrâneo – as travessias, os salvamentos, os desembarques, as mortes – e fala da relação entre mim e o meu pai, abordando ainda a doença do meu tio, seu irmão.» É assim que Davide Enia apresenta Notas sobre Um Naufrágio, um livro que parte da sua experiência em Lampedusa, lugar de um naufrágio simultaneamente individual e coletivo.

De um lado, estão os que atravessaram vários países, e depois o mar, para chegarem à Europa em condições inimagináveis – rapazes feridos e nus, raparigas estupradas e grávidas, crianças e adultos que viram morrer familiares durante a travessia. Do outro, homens e mulheres que os ajudam a desembarcar – voluntários, mergulhadores, pessoal médico, a Guarda Costeira… No meio, o autor, para os ouvir a todos e contar sem paninhos quentes o que realmente acontece em terra e no mar e como as palavras são manifestamente insuficientes para compreender os paradoxos do presente.

Davide Enia (Palermo, 1974) é dramaturgo, ator e romancista, tendo escrito vários livros de ficção e não ficção e realizado um drama radiofónico. Recebeu os mais importantes prémios de teatro em Itália.

O presente romance resulta de várias viagens que fez à ilha de Lampedusa, onde assistiu a desembarques sucessivos de migrantes oriundos de vários países africanos, sobreviventes chegados depois de anos de privações, prisão e pressões dos traficantes. A obra, traduzida em várias línguas, venceu o Prémio Anima Letteratura 2017, o Premio SuperMondello e Mondello Giovani 2018.

A peça baseada no livro, L’abisso, recebeu igualmente vários galardões para Melhor Novo Texto Italiano, Melhor Espetáculo da Estação e Melhor Intérprete de Monólogo atribuído ao próprio Davide Enia.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,159,891