"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Concertos

Joana Alegre @ Festival Bairro da Música

Joana Alegre irá apresentar pela primeira vez o seu novo álbum “Centro”, a 30 de outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em concerto integrado no Festival Bairro da Música.

30 Out   |  21h00

Centro Cultural Olga Cadaval - Auditório Acácio Barreiros
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 2710-720 Sintra

Joana Alegre desde cedo percebeu que a música e a poesia fariam inevitavelmente parte da sua vida.

"Centro" é o seu segundo álbum de originais, do qual já revelou dois singles: “Joana do Mar” (tema que deu a conhecer no Festival da Canção 2021, onde participou como autora e intérprete, tendo chegado à final) e “Caçula” (lançado em Maio de 2021). O disco, produzido por Luísa Sobral, navega ao longo de 12 temas por sonoridades tão distintas como o baroque pop e o neo-folk (que também bebe do folclore português) explorando o conjunto de raízes e novas ramificações que traduzem a artista que Joana Alegre é agora.

No princípio de tudo imaginamos um Centro, pressentimos esse magnetismo de algo que nos une a todos: o núcleo da Terra onde ferve o magma, o âmago de uma flor, o Sol, a essência e memória do que somos na espiral do nosso ADN, o presente no centro do tempo, entre o passado e o futuro. Tudo tem um centro, de origem e retorno, ou simplesmente de só poder ser e estar. Neste disco a música faz-se de encontro, numa viagem ao Centro, um centro que floresce e onde se renasce nesse espaço-tempo e lugar onde podemos habitar o que somos, plenamente livres e em paz.

Iniciou os seus estudos musicais na Academia Duarte Costa, no Hot Club de Portugal, e posteriormente na Escola de Verão Veneto Jazz, organizada em Itália pela New School For Jazz and Contemporary Music (Universidade de Nova Iorque). Seguiu-se uma temporada em Nova Iorque, onde aprendeu e colaborou com grandes referências do Jazz Contemporâneo. Desde então, tem desenvolvido uma série de parcerias e colaborações com músicos de renome do jazz e da pop nacionais, entre os quais Mikkel Solnado com quem faria o conhecido dueto “E Agora?” e que viria a produzir o seu primeiro disco, “Joan & The White Harts”, álbum conceptual com o qual foi cantautora semifinalista no International Songwriting contest em 2016 e em 2019. Foi finalista do The Voice Portugal 2019/20, onde encantou os jurados e o público com vários temas, entre os quais se pode destacar a sua mágica interpretação de “Jenny Of Oldstones”, versão que rapidamente ultrapassou o meio milhão de visualizações no Youtube. Conquistou o terceiro lugar com o voto do público.

Joana Alegre está de volta com "Centro", um álbum de encontro e afirmação, e também de cura. Cada canção, sempre escrita em português, alude a um processo natural de cicatrização e pretende mostrar-nos como somos, com toda a serenidade e certeza, e em paz com todas as nossas "imperfeições".

Este espectáculo integra o Festival Bairro da Música que tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre os dias 1 de Outubro e 5 de Novembro de 2021 o Bairro da Música apresenta um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espectáculo.

Festival Bairro da Música. A música mora aqui
Agenda
Teatro e Dança

Feira de Outubro

AMAS - Auditório Municipal António Silva 27 Nov   |  21h00

Concertos

Maria Reis

Teatro Viriato 27 Nov   |  21h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
62,831,679
>