"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de ilustração de Madalena Matoso em Torres Vedras

Nesta exposição poder-se-á observar os originais das ilustrações criadas para três livros do Planeta Tangerina e ficar a conhecer alguns passos do processo de criação de cada um desses livros.

15 Jan a26 Mar

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino
Rua Maria Barreto Bastos, 36, 2560 Torres Vedras

Para que serve?
 (2020, texto de José Maria Vieira Mendes), O gnu e o texugo (2020, texto de Ana Pessoa) e Como ver coisas invisíveis (2021, texto de Isabel Minhós Martins).

De referir que o Planeta Tangerina é um coletivo de autores e uma editora de livros ilustrados que procura ser um lugar de descoberta e um ponto de encontro entre textos, desenhos e leitores de diferentes idades.

Relativamente ao nome da exposição que vai inaugurar na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, a autora dos trabalhos que constituem a mesma faz a seguinte explicação: “Quando entramos na casa do Planeta Tangerina, passamos por uma garagem onde há vários metros cúbicos de livros à espera de irem para as livrarias (e caixotes, envelopes, fio e fita-cola), subimos por uma escada onde há livros empilhados, saímos por outra porta onde há um quintal. Nesse quintal há uma casa de madeira onde fazemos almoços e reuniões. Se está muito calor, almoçamos na rua. Podemos voltar às escadas onde há livros empilhados e continuar a subir até a um patamar que dá acesso a uma sala onde há mesas, computadores, pessoas a trabalhar, cartazes, fotografias, textos e prateleiras com mais livros. Passamos essa sala e temos três opções: a casa-de-banho em frente e mais duas salas de trabalho, uma de cada lado. Se recuarmos até ao patamar, podemos continuar a subir até ao sótão ou, virar à direita, e ir até à cozinha. Por todo o lado há livros e desenhos. Há desenhos nas paredes, em pastas, em cima das mesas, em cima uns dos outros, e, às vezes, no chão. Foi na sala da Isabel Minhós Martins que ouvi uma vez dizer “Cuidado, não pises os desenhos”.

A exposição Não pises os desenhos, da autoria de Madalena Matoso, vai ser inaugurada na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino no próximo dia 15 de janeiro, pelas 16h00.

Madalena Matoso

Nasceu em Lisboa em 1974. É ilustradora. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e uma pós-graduação em design gráfico editorial, pela Universidade de Barcelona.

Em 1999, criou o Planeta Tangerina com três amigos. O Planeta Tangerina começou por ser um estúdio de criação de conteúdos, ilustração e design gráfico, tendo em 2004 iniciado um projeto de edição.

Tem trabalhado na ilustração de vários livros, entre eles Quando eu nasciLivro clapMontanhas e Cá Dentro.

Os livros que ilustrou estão publicados em várias línguas, entre elas, espanhol, catalão, inglês, italiano, polaco, checo, ucraniano, russo, coreano e chinês.

Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; e o Prémio Livro Infantil Amadora BD em 2008 e 2011.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
63,955,152
>