"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Daniel Pereira Cristo chega, entra e cria coletivamente para ‘Dar Corda à Casa’ em Guimarães

No próximo dia 30 de janeiro (domingo) às 16h, é chegada a oportunidade para conhecer o resultado dos encontros de tocata liderados por Daniel Pereira Cristo na Casa da Memória de Guimarães.

30 Jan 2022  |  16h00

Casa da Memória
Av. Conde de Margaride 536, 4835-073 Guimarães
Preço
Entrada livre


Após ‘Dar Corda à Casa’ com um conjunto de encontros informais a realizar nos dias 18, 20, 24 e 27 de janeiro, o músico protagoniza esta apresentação pública final, com acesso gratuito, que será partilhada com o público na esperança de fazer renascer na cidade a paixão pela nossa música tradicional e, em particular, pelos cordofones tradicionais. Este projeto promove assim a continuidade de um processo de investigação sonora no território iniciado em 2021 pel’A Oficina num trabalho conjunto com este mesmo artista.

A Casa da Memória de Guimarães é por estes dias palco de uma dedicação e exploração intrínseca das nossas raízes musicais e instrumentais num percurso conduzido pelas mãos de Daniel Pereira Cristo. No último domingo do mês (30 de janeiro), decorrem – entre a continuidade dos ensaios dos participantes e a apresentação da tocata entretanto criada – tertúlias em torno da construção de cordofones e da atividade violeira com grande tradição em Guimarães e que, entretanto, se perdeu por completo. Fala-se igualmente das particularidades das madeiras, ajustes, "set-ups" e da paixão necessária para se ser um bom construtor, bem como da importância de um bom instrumento para que possa haver bons tocadores, com rigor e bom som.  

Antes disso e rumo ao objetivo final, músicos profissionais e amadores que aceitam o convite de Daniel Pereira Cristo, encontram-se às 18h de 18, 20, 24 e 27 de janeiro na Casa da Memória para construir uma pequena tocata a ser partilhada com o público, instigando em Guimarães o renascer da paixão pela nossa música tradicional, nomeadamente pelos cordofones. 

Tanto a participação na ‘Criação de uma Tocata’ como o acesso à apresentação final consumada no ‘Dia das Cordas’ são gratuitos (com lotação limitada) mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716.

Considerando o sentido nato de partilha e divulgação de Daniel Pereira Cristo, ‘Dar Corda a? Casa’ surge espontânea e naturalmente depois de no ano passado este mesmo artista ter desenvolvido um trabalho num caminho de encontro com pessoas para exploração, descobertas e recolha de sons, cantigas, dizeres e paisagens sonoras, naturais, citadinas, artesanais ou industriais pelo território de Guimarães que resultou num acervo sonoro surpreendente – Arca de Sons, da responsabilidade de Daniel Pereira Cristo e Hélder Costa – e numa criação artística – ‘Colecionador de Sons’ – apresentada nesta mesma Casa.

Daniel Pereira Cristo
– eixo desta iniciativa promovida pela cooperativa cultural vimaranense A Oficina – é mu?sico, cantautor e multi-instrumentista, tendo dedicado toda a sua vida à música tradicional portuguesa e aos seus instrumentos, com particular enfoque nos cordofones, nutrindo natural gosto em partilhar os conhecimentos que foi adquirindo nas peculiaridades das técnicas, cordas ou manutenção dos instrumentos. Regista assim uma vida inteira dedicada aos sons, concertos por Portugal e pelo mundo com as bandas por onde passou, e uma forte paixa?o pela mu?sica de raiz, com foco na vertente instrumental, o que leva também à possibilidade e gosto de criar bandas sonoras para filmes ou documentários.

Após realizar colaborações com diversos projetos e artistas, lançou-se em nome pro?prio com o a?lbum “Cavaquinho Cantado” (2017), vencedor do Pre?mio Carlos Paredes 2018. Deu-se a conhecer ao pu?blico a partir deste primeiro trabalho discogra?fico e na?o tem deixado ningue?m indiferente ao rigor e novidade nas suas sonoridades, que partem das rai?zes mas que apontam a? world music de forma fresca e libertadora e que já o fizeram viajar por diversos festivais e eventos musicais, bem como participações televisivas nacionais e também na vizinha região galega.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,169,195