"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Rui de Pina: 500 anos depois

Em 2022, passam 500 anos da morte de Rui de Pina (ca. 1440 – 1522), figura destacada da cultura portuguesa e que desempenhou importantes cargos durante os reinados de D. João II (r. 1481-1495) e D. Manuel I (r.1495-1521), época especialmente rica da história de Portugal.

Folha inicial do manuscrito «Crónicas 17», Cronicas de D.Afonso V por Rui de Pina

25 Jan a 20 Abr 2022

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre

Rui de Pina foi guarda-mor da Torre do Tombo, cronista-mor do reino e secretário de embaixadas régias, tendo ainda desempenhado outras funções. Esta efeméride convida a uma revisitação e difusão pública da sua obra e do seu legado, tendo como ponto de partida o rico conjunto de materiais relacionados com a obra deste cronista que fazem partem dos fundos da Biblioteca Nacional de Portugal.

Apesar da sua relevância, Rui de Pina permanece uma figura mais referida do que propriamente estudada e ainda pouco conhecida fora das universidades e meios eruditos. A mostra serve, assim, três grandes objetivos: assinalar a efeméride dos 500 anos da morte de Rui de Pina; divulgar publicamente a sua obra e legado; assinalar a riqueza dos fundos da Biblioteca Nacional quanto a materiais que a essa obra e legado dizem respeito. O foco principal é a atividade cronística de Rui de Pina e respetiva importância para a história e a cultura portuguesas.

Os materiais selecionados estão divididos por três núcleos, correspondentes à difusão manuscrita das crónicas de Rui de Pina, às edições e à forma como essas crónicas e o seu autor foram sendo lidos, comentados e interpretados ao longo do tempo. No seu conjunto, estes materiais revelam uma presença constante e incontornável na cultura portuguesa, bem como uma grande diversidade de apreciações, usos e entendimentos que a obra de Rui de Pina foi suscitando. Alguns dos materiais são muito pouco conhecidos e serão publicamente expostos pela primeira vez, entre os quais está uma versão de uma das crónicas diferente da versão editada e mais divulgada, e também trabalhos preparatórios de uma edição contemporânea que nunca chegou a ver a luz do dia. A exposição de todos estes materiais deverá estimular o interesse pela figura e pela obra deste cronista e contribuir para uma renovação do modo como têm sido encarados.

Filipe Alves Moreira (IF/ Universidade do Porto - DL57/2016/CP1367/CT002)
Jorge Araujo
(CITCEM /Universidade do Porto - Bolsa FCT:  (SFRH/BD/143996/2019)


>
As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,910,223