"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso Ondas Gravitacionais, Buracos Negros e Wormholes

Neste curso, dado por Francisco Lobo, serão explorados dois dos objetos mais peculiares do Universo: os buracos negros e os wormholes, desde a sua previsão, com base na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, à sua observação, no caso dos buracos negros. Ambos causam enormes perturbações no espaço-tempo, que hoje conseguimos detetar sob a forma de ondas gravitacionais.

7 Mai a 28 Mai 2022

Observatório Astronómico de Lisboa
Instituto Superior de Agronomia - Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa

O Universo está repleto de objetos bizarros, alguns nunca observados e com uma existência apenas teórica. Mas a tecnologia e o conhecimento avançam e a primeira deteção de ondas gravitacionais em 2016 abriu uma nova janela para o cosmos.

Neste curso, dado por Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, serão explorados dois dos objetos mais peculiares do Universo: os buracos negros e os wormholes, desde a sua previsão, com base na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, à sua observação, no caso dos buracos negros. Ambos causam enormes perturbações no espaço-tempo, que hoje conseguimos detetar sob a forma de ondas gravitacionais. Conseguiremos algum dia provar a existência de um wormhole e viajar no tempo?

Mais informações e inscrições AQUI.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,229