"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Universo Olivetti

Exposição que pretende aprofundar o conhecimento de uma das figuras mais poliédricas e extraordinárias na história da indústria italiana e mundial do século XX: Adriano Olivetti.

8 Abr a30 Mai

Central Tejo
Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

A itinerância mundial da exposição Universo Olivetti. Comunidade Como Utopia Concreta chega a Lisboa, após as etapas em Ecaterimburgo, Berlim, Madrid e Matosinhos. Organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, sob a égide da Embaixada de Itália, em colaboração com o maat, a exposição pretende aprofundar o conhecimento de uma das figuras mais poliédricas e extraordinárias na história da indústria italiana e mundial do século XX: Adriano Olivetti. Empresário, industrial, editor, intelectual e político, inovador social e precursor da urbanística, Olivetti soube conjugar processo produtivo, responsabilidade social e atenção ao território urbano. Criando, entre 1930 e 1960, um modelo de empresa único, inovador e vanguardista, que revolucionou a cultura empresarial do século XX, sendo, ainda hoje, reconhecido como um dos exemplos mais atuais e avançados de sustentabilidade.

Promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, realizada pelo MAXXI – Museo nazionale delle arti del XXI secolo e pela FAO, Fondazione Adriano Olivetti, com a curadoria de Pippo Ciorra do MAXXI e de Francesca Limana e Matilde Trevisani da FAO, a exposição conta também com o apoio da Olivetti Spa e de Translated srl, para além da colaboração da Associazione Archivio Storico, do Archivio Nazionale Cinema d’Impresa, Archivio Centrale dello Stato, Archivio Gabetti e Isola, Archivio Gianni Berengo Gardin, CSAC, Laboratorio-Museo Tecnologic@mente di Ivrea, Rai Teche.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,710,421