"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Do mosaico romano à calçada portuguesa

Uma conversa em torno da arte de calcetar e a ligação entre a calçada romana e a calçada artística portuguesa, no Teatro Romano de Lisboa.

25 Mai   |  18h00

Museu de Lisboa - Teatro Romano
Rua de S. Mamede, 3A, 1100-532 Lisboa
 
Embora de génese mais antiga, é com a calçada romana, que utiliza várias camadas em que a última é lajeada, que a arte de calcetar se vai expandir pelo vasto império que Roma ergueu.

É este mesmo império que vai igualmente disseminar os pavimentos de mosaico artístico, feitos com tesselas, que formam composições decorativas para ornamentar e enobrecer os pavimentos dos edifícios de prestígio e habitacionais mais luxuosos, e que do chão hão de depois conquistar paredes e cúpulas.

É na junção destas duas realidades distintas que poderemos encontrar a génese da calçada artística portuguesa que surgiu em Lisboa em 1842.

Conversa com António Miranda (historiador, Câmara Municipal de Lisboa e Associação da Calçada Portuguesa), Jacinta Bugalhão (arqueóloga, técnica superior da DGPC), Lídia Fernandes (arqueóloga, Coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano) e Pedro Braga (conservador-restaurador).
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,740,805