"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Jorge Silva Melo – uma integral duas vezes

A segunda vez da retrospetiva integral do cinema de Jorge Silva Melo (1948-2022) tem lugar entre 10 e 31 de maio, na Cinemateca, em Lisboa, com a colaboração preciosa dos Artistas Unidos, convidando à experiência em projeção de uma obra que reclama ser vista com justeza. 

10 Mai a 31 Mai 2022

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39, 1269-059 Lisboa


Intitulada “JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita”, a iniciativa organiza-se em dois eixos, abarcando as escolhas de uma carta branca que reflete a cinefilia do autor. Design for Living de Ernest Lubitsch, a partir de Noël Coward (a última peça encenada por Jorge Silva Melo, Vida de Artistas), é a escolha da Cinemateca para primeiro ato, no dia 9, às 19 horas, iniciando-se a retrospetiva no dia 10, às 19 horas, com Agosto.

Passagem ou a Meio Caminho (a apresentar em nova cópia digital), Ninguém Duas Vezes, Agosto, Coitado do Jorge e António, Um Rapaz de Lisboa, as cinco ficções de longa-metragem realizadas por Jorge Silva Melo entre 1980 e 2000, estão no coração do seu cinema, que nas décadas seguintes se concentrou numa original série de retratos de artistas, por onde passam um olhar geracional e a autobiografia. Miguel Lobo Antunes, João Pedro Rodrigues, Lia Gama e Manuel Wiborg, António Simão, João Pedro Mamede apresentarão sessões especiais. Noutros momentos exclusivos, Maria Filomena Molder comentará os filmes dedicados aos universos artísticos de António Sena e Ana Vieira, programados em dupla; José Guimarães acompanhará A África de José Guimarães; Sofia Areal conversará com Filomena Serra e Manuel Villaverde Cabral a seguir à projeção de Sofia Areal: Um Gabinete Anti-dor.

Recorde-se que a retrospetiva foi programada em março de 2020, tendo sido interrompida ao cabo de três dias por motivos de força pandémica. Foi reprogramada para maio de 2022 em diálogo com Jorge Silva Melo, realizando-se agora como uma iniciativa póstuma celebrando a vitalidade do seu trabalho no cinema.

O programa completo e outras informações podem ser consultados aqui.

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,974,511