"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Senyawa :: Pedro Alves Sousa ao vivo na ZDB

Mais do que um bandão, e que não existam dúvidas que o são, Senyawa são também, faz mais de uma década, a evocação mais feérica e actuante de uma necessária descentralização no plano das músicas mais fora, nascida fora dos centros costumeiros e levada para fora de centros mais inexplorados - dicotomia centrofora em várias realidades.

19 Mai 2022  |  22h00

Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa


Mensageiros na linha da frente de uma vibrante movida em solo indonésio, que nos trouxe já nomes como Gabber Modus Operandi enquanto outros vão escapando à obscuridade - a 'Anthology of Experimental Music From Indonesia' pode ser boa porta de entrada, mas existe ainda muito para desbravar - o duo de Java tem dado contributo decisivo para que coisas bonitas aconteçam, através de inúmeros projectos paralelos, colaborações, difusão e trabalho de campo: a rádio e festival Nunasonic ou a editora e promotora Yes No Wave, tudo nascido da necessidade. Formados em 2010 por Rully Shabara e Wukir Suryadi, invocam os espíritos da música tradicional javanesa, o abandono e a atitude do punk, o volume do noise e do metal mais esotérico e o lado cerimonial e extático do psicadelismo numa música de comunhão e transcendência electrificada, recorrendo à expressiva voz de Shabara e à electrónica quitada e instrumentos inventados por Suryadi.

Educados no desembaraço e bravura do DIY, calcorrearam as ruas de Java em concertos estilo guerrilha para se expandirem numa rede que os levou a todo o mundo, festivais como o Unsound ou o Dekmantel, a colaborações com gente como Stephen O'Malley, Damo Suzuki ou Keiji Haino e até um pequeno documentário realizado por Vincent Moon. Contando já com respeitável discografia e após a aclamação a 'Sujud' de 2018, tiveram em 2021 a manobra louvável e inusitada de lançar 'Alkisah' por 44 editoras diferentes espalhadas pelo mundo, como que a projectar uma ideia de colectivismo global. Perante o espanto generalizado no Ocidente, Shabara comentou numa reveladora entrevista à revista Wire: "I just want to hear that it's interesting and the music is good, not just 'wow!
Indonesians can make something like this?' Well, we were doing this years ago, actually. And we are still doing it. We just didn't have the infrastructure to support and promote it. So the West never 'discovered' Senyawa. All this 'weird Indonesian stuff' they are finding about - yes, it's already there." Está dito. BS 

Pedro Alves Sousa
Saxofonista de rodagem imparável e energia vital para diversas movimentações nesta e noutras cidades, reconhece-se a Pedro Alves Sousa uma capacidade tão rara quanto natural de habitar e confundir diversas esferas musicais, que na passagem pelo jazz em várias formas, pela electrónica mais arisca, pelo rock enviesado e improvisações sem nome nem lugar nunca perde o acervo e cunho pessoal dos mais honestos e inconformados. Da parceria de longa data com Gabriel Ferrandini – em duo, Volúpias, Casa Futuro ou formações mais ou menos perenes – a EITR, colaborações pontuais com bandas como Black Bombaim ao mais recente conluio com Simão Simões. E por aí, para trás e para diante numa rede expansiva que tem sublimado uma linguagem tão continuamente nova quanto singular.
Ofício abençoado. BS

Entrada: 10€
Bilhetes 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,859,761