"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Richard Zenith leva Fernando Pessoa ao Porto de Encontro

Biógrafo do poeta e Prémio Pessoa em 2012 é o convidado da 87.ª sessão. 

28 Mai 2022  |  17h00

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Rua de D. Manuel II - Jardins do Palácio de Cristal - 4050-239 Porto
Preço
Entrada livre

No dia 28 de maio, às 17 horas, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (no Porto) recebe a 87.ª sessão do Porto de Encontro, protagonizada por Richard Zenith. Distinguido com o Prémio Pessoa em 2012, o investigador e tradutor é um dos mais destacados especialistas nos estudos pessoanos.

Numa conversa de 90 minutos com o jornalista Sérgio Almeida, o autor de Pessoa: uma biografia tem a palavra para falar sobre o longo processo de pesquisa que permitiu tornar possível esta biografia e também sobre o seu percurso. Radicado em Portugal há mais de trinta anos, Richard Zenith tem desenvolvido um vasto e abrangente trabalho sobre a obra de Fernando Pessoa. É o organizador do Livro do Desassossego e muitas outras obras de Pessoa (algumas em parceria com Fernando Cabral Martins) publicadas pela Assírio & Alvim. A biografia que chegou há dias às livrarias portuguesas, e que recentemente figurou na lista de finalistas do prestigiado prémio Pulitzer, é o resultado dessas décadas de estudo da obra de Fernando Pessoa e de recolha da imensa documentação que lhe permitiu reconstituir a vida do poeta.

Nesta sessão, é ainda recebido o autor e professor universitário Pedro Eiras, ficando as habituais leituras a cargo de Ismael Calliano.

O Porto de Encontro de junho está já marcado para dia 18 desse mesmo mês, sendo protagonizado por Maria do Rosário Pedreira.

Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas reuniu mais de 21.000 espectadores em 86 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Casa da Música a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João. Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand. Esta iniciativa está a ser divulgada em www.portoencontro.pt e também no Facebook. 
Entidade promotora
Porto Editora +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,158