"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro "Cadernos da Casa do Outeiro"

O livro resultou da transcrição e do estudo de três cadernos manuscritos de receitas culinárias do acervo da casa Viscondes do Peso de Melgaço à guarda do Arquivo Municipal de Paredes de Coura (datados do período compreendido entre a primeira metade do século XIX e as primeiras décadas de 1900).

26 Mai   |  17h30

Livraria Ferin
R. Nova do Almada, nº 70, 2715-311 Lisboa


No seu conjunto os cadernos reunem cerca de 140 receitas, registam o gosto requintado de uma família da aristocracia rural minhota e permitem entrever a evolução das práticas culinárias no período identificado. A investigação levada a cabo pela autora abarca diferentes níveis de análise, cruzando fontes e bibliografia diversificadas para uma melhor contextualização no âmbito da história da alimentação.

O livro foi editado pela Ficta Editora que se tem especializado em publicações sobre História da Alimentação.

Sendo ainda escassos os estudos dedicados aos receituários manuscritos torna-se interessante esta temática quer para os especialistas em Estudos da Alimentação / História da Alimentação quer para os amantes da gastronomia de uma forma geral.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,739,053